Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Ceilândia se transforma em Sociedade Anônima do Futebol

Escrito em

Depois de uma tentativa frustrada do Gama, que durou nem um ano, agora é a vez do Ceilândia Esporte Clube se transformar em uma Sociedade Anônima do Futebol, a chamada SAF.

A transformação do time em Sociedade Anônima do Futebol foi aprovada pelo Conselho Diretor do clube em uma assembleia no último mês de novembro, de maneira unânime.

Em entrevista à Esportes Brasília, o advogado Victor Amado, especialista na área de SAF, explicou que podem ser dois tipos de modelo: “Existem que tem cotas preferenciais e não-preferenciais. As preferenciais tem direito a voto em situações extremas, como modificar o estatuto, tendo, nesse caso, um poder de governança”, contou.

Também há a possibilidade de abertura de mercado, pois essas cotas podem ser fornecidas a conselheiros do clube ou a um único investidor. Outro modelo de SAF é no modelo de cisão, onde somente será “comercializado” o direito de quem vai fazer a gestão do futebol no futuro.

O Ceilândia estreia no Candangão 2023 no dia 28 de janeiro, diante do Brasiliense, no estádio Abadião.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P