Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

CBF confirma chaves do Brasileirão Série D 2023 e times do DF estão juntos novamente

Escrito em

O Distrito Federal terá dois representantes em competições nacionais organizadas pela CBF: o Brasiliense, atual campeão candango, e o Ceilândia, vice-campeão em 2022. Por isso, os times têm direito a participar do Brasileirão Série D, competição que começa no dia 06 de maio.

Nesta sexta-feira (03), a CBF realizou a distribuição das chaves da quarta divisão nacional. A fórmula de disputa será a mesma dos últimos anos: todos da chave se enfrentam em partidas de ida e volta, classificando-se os quatro primeiros para a segunda fase.

A diferença é que não existe mais a chamada pré-Série D. Com isso, apenas 64 clubes podem disputar a competição.

Brasiliense e Ceilândia foram alocados no mesmo grupo, o A05. Ao lado estão times rondonienses, goianos, tocantinenses e mato-grossenses: Anápolis/GO, Interporto/TO, Iporá/GO, Operário/MT, Real Ariquemes/RO e União Rondonópolis/MT.

O Brasiliense estreará fora de casa, no dia 06 de maio, frente ao Operário/MT. Já o Ceilândia larga diante do Iporá/GO, em casa. Além disso, na primeira rodada, o Anápolis recebe o Real Ariquemes e o Interporto enfrenta o União Rondonópolis.

O clássico candango, assim como aconteceu em 2022, está programado em 2023 em duas oportunidades. Com mando do Brasiliense, o confronto está marcado para a quinta rodada, em 03 de junho. Já com mando do Ceilândia, o clássico será disputado na décima rodada, em 24 ou 25 de junho.

Na segunda fase, os times da chave A05 estão emparelhados com os times da chave A06, que tem como participantes: Athletic/MG, Democrata de Governador Valadares/MG, Nova Iguaçu/RJ, Portuguesa/RJ, Real Noroeste/ES, Resende/RJ, Santo André/SP e Vitória/ES. As partidas passam a ser disputadas em ida e volta, marcadas para os dias 29 de julho e 05 de agosto.

As oitavas de final acontecem nos dias 12 de agosto e 19 de agosto. Quem avançar para as quartas de final já disputa o acesso nos dias 26 de agosto e 03 de setembro. As finais acontecem em 16 e 23 de setembro.

Em 2022, conquistaram o acesso para a Série C de 2023: Amazonas/AM, América/RN, Pouso Alegre/MG e São Bernardo/SP. Desceram para a Série D deste ano: Atlético Cearense/CE, Brasil/RS, Campinense/PB e Ferroviário/CE.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P