Futebol
Candangão: Real arranca empate do Samambaia no último lance
Resultado faz o Salsicha se afastar da briga pelo G-4, enquanto mantém o Leão do Planalto firme pela permanência
Escrito 2 meses atrás em
Por Paulo Martins

Foto: Lucas Bolzan/FFDF
Pelo andamento da sétima rodada do Candangão 2025, Real Brasília e Samambaia se enfrentaram no Defelê, nesta segunda-feira (17/02). A alta disposição dos dois times foi a tônica de um duelo disputado, com o mandante arrancando o empate após tento dos visitantes de pênalti no último lance: 1×1.
O resultado faz o Samambaia se afastar da briga pelo G-4, ficando a quatro pontos do quarto colocado, Capital, e deixando de empatar com o quinto, Paranoá. Já o Leão do Planalto consegue empatar com o oitavo colocado, Ceilandense, superando o lanterna Legião, rival da última rodada.
Primeiro tempo
O Cachorro Salsicha teve ação já nos instantes iniciais de jogo: aos cinco, um cruzamento em falta vindo pela direita foi desviado por Coquinho, acertando a trave esquerda do goleiro Luiz Felipe. O seu colega visitante, Murilo, agiu ao evitar a resposta mandante, aos nove, em finalização rasteira de Davi Araújo.
O jogo seguiu disputado, sobretudo no aspecto físico e de velocidade. O vigor de ambos times parecia não ser impactado pelo forte sol que fazia sobre a Vila Planalto. Apesar disso, as defesas se prevaleciam às investidas iniciais, prevendo os ataques adversários e truncando o jogo. Após a parada técnica, aos 25, a única tentativa de ataque foi aos 33, quando Gustavo Lila arriscou de fora da área, mas em remate simples para Luiz Felipe.
Segundo tempo
Disposto a atacar o campo dos mandantes, o Samambaia teve dificuldade em acertar o passe final e encontrar o tento de abertura do placar. Quem encontrou estas situações, dos quatro aos seis minutos, com Michael, Arthurzinho e Wallace Rato, respectivamente, sempre parando em intervenções salvadoras de Murilo. Passado o primeiro susto, quem impunha uma enorme pressão era o Real.
Aos dez, o susto foi correspondido quando Gabriel Kersul recebeu passe na porta da área e batendo com perigo, mas à direita do arco leonino. Arthurzinho respondeu em excelente oportunidade em situação claríssima, no minuto seguinte, onde, perto da pequena área rival, voltou a parar no goleiro do Salsicha.
Aos 14, Ian Carlos atacava dentro da área e tentou finalização. O toque de mão do zagueiro Yuri resultou em pênalti marcado com a ajuda do auxiliar David Sousa Santana, convertido por Vitor Xavier. Aos 29, Wallace Rato tentou novo chute dentro da área, parando em Murilo e não conseguindo o empate. A partir de então, a pressa e a necessidade fizeram o mandante ter mais a bola, apesar da ineficácia para romper a defesa do Salsicha, que tentou liquidar o jogo em contra-ataques, mas também sem sucesso.
Entretanto, o Real colheu o fruto da insistência na última bola do jogo. Bahia arriscou de fora da área após bate-rebate, Murilo espalmou para o meio da área e PV aproveitou para arrancar o empate.
FICHA TÉCNICA
REAL BRASÍLIA 1 X 1 SAMAMBAIA
Candangão 2025 – 7ª rodada – Estádio Defelê – Vila Planalto – 17/02/2025 – 15:30
Árbitro: Matheus de Moraes Silva
Assistente 1: Leila Naiara Moreira da Cruz
Assistente 2: David Sousa Santana
4º árbitro: Pedro Alves de Oliveira
REAL BRASÍLIA
Luiz Felipe; Gustavo Patchola, Vinicius, Yuri e Paulo Vitor; Wallace Rato, Gabriel Silva (Matheus Reggiori), Jhuan Pablo (Bahia) e Davi Araújo (Michael); Arthurzinho (PV) e Matheus Barboza (Kennedy)
Técnico: Kaká
Gol: PV, aos 51 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Gustavo Patchola, Paulo Vitor, Yuri, Bahia e Jhuan Pablo
SAMAMBAIA
Murilo; Dharllyson, Bahia, Pedrão e Huguinho (Júlio Lima); Coquinho, Filipe Werley (Gabriel Kersul) e Gustavo Lila; Ian Carlos (Montanha), Matheus Falero (Daniel Mendonça) e Vitor Xavier (Gabriel Pedra)
Técnico: Gabriel Teixeira
Gol(s): Vitor Xavier, de pênalti, aos 15 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Júlio Lima e Dharllyson
Narrador Esportes Brasília desde 2022; Currículo com duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Mundo, além de extensa cobertura do futebol, futsal e basquete da capital federal; Colunista EB no Nó Tático e apresentador do Segundou Esporte Clube, às segundas-feiras.


Brasília receberá jogo pela terceira fase da Copa do Brasil

Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson
