Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Câmara Legislativa aprova a criação da Loteria Distrital

Escrito em

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Agora é oficial. O Distrito Federal passará a ter a própria loteria. A chamada Loteria Distrital foi aprovada pela Câmara Legislativa na noite da última terça-feira (10), em dois turnos e redação.

Com essa proposta, serão criadas as chamadas “raspadinhas”, as loterias numéricas e as de prognósticos esportivos, como a Loteria Esportiva. A gestão ficará a cargo do Banco de Brasília.

A partir de agora, ficam proibidas as explorações de jogos de bingo, cassinos e outros tipos na capital federal. “Como a loteria já existe no âmbito federal e a lei permite, fizemos uma emenda para impedir a extensão para outros tipos de jogos de fortuna no DF”, justificou o deputado distrital Rodrigo Delmasso.

Os valores arrecadados serão divididos da seguinte maneira:

– Pagamento de prêmios e recolhimento de tributos incidentes sobre a premiação;
– Seguridade social do DF;
– Financiamento de custeio e investimento de atividades finalísticas consideradas socialmente relevantes;
– Cobertura de despesas de custeio e de manutenção da exploração de jogos lotéricos;
– Patrocínio de eventos esportivos, culturais e de lazer.

Os times filiados à Federação de Futebol do Distrito Federal serão beneficiados pela criação da loteria. Cinco por cento do valor arrecadado será repassado aos clubes.

O Projeto vai agora para a sanção do governador Ibaneis Rocha.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P