Futebol
Brasiliense goleia Brasil/RS fora de casa e abre vantagem nas oitavas da série D
Jacaré pode perder por até dois gols que garante a vaga para as quartas da série D no próximo domingo
Escrito 4 semanas atrás em
Por Rener Lopes
Foto: Ítalo Santos/Metrópoles
Jogando em Pelotas/RS, no estádio Bento Freitas, o Brasiliense visitou o Brasil na partida de ida das oitavas de final do Brasileirão Série D. Com gols de Joãozinho, Gui Mendes, Tobinha e Gabriel Pedra, o Jacaré abriu uma excepcional vantagem para o jogo da volta e venceu por 4×1.
Aos 24 minutos do primeiro tempo, após bate-rebate na grande área, Joãozinho pega a sobra da bola e manda um chute forte pro gol, abrindo o placar no estádio Bento Freitas.
Já aos 43 minutos, Gui Mendes recebe passe na grande área e tenta finalizar. Ele tabela com Tarta, que tira de dois marcadores e devolve para o camisa 7, em posição legal, finalizar pro gol e ampliar o marcador.
No segundo tempo, o Brasil começa a fazer uma pressão em busca de descontar o placar. O Brasiliense responde, colocando Tobinha em campo, que voltava aos gramados depois de quase um mês de recuperação.
Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda, Keynan desvia na primeira trave e a bola vai em direção a Tobinha, que testa firme na segunda trave e faz o terceiro do Jacaré.
Quatro minutos depois, em cobrança de escanteio pela esquerda, Araújo desvia na primeira trave e Léo Santos, sem marcação, pega a sobra e empurra pro gol, anotando o gol único do Brasil.
Mas, nos acréscimos, aos 51 minutos, após um contra-ataque rápido de Tobinha e Gui Mendes, a defesa xavante afasta da grande área. Gabriel Galhardo pega a bola e toca para Gabriel Pedra. De fora da área, ele solta uma bomba e o goleiro do Brasil aceita. É o quarto do Brasiliense, fechando o marcador no estádio Bento Freitas.
Com a vitória, o Brasiliense pode perder por até dois gols de vantagem que garante a vaga nas quartas de final do Brasileirão Série D. Ao Brasil, resta ter que vencer por três ou mais gols de vantagem para levar a decisão para as penalidades máximas.
Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).