Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Brasiliense encaminha pedido ao STJD para investigar manipulação de resultado na Série D

Escrito em

Fotomontagem: André Gomes/Brasiliense FC

O Brasiliense Futebol Clube encaminhou, nesta última segunda-feira, 1, ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) um pedido de abertura de inquérito para investigação de dois ex-jogadores do clube, o lateral direito, Alex Murici, e o meia, Maicon Assis.

A suspeita parte da torcida organizada do clube, denominada de “Facção”. Segundo os torcedores, os dois atletas teriam participado de um esquema de manipulação de resultados na última partida da equipe na Série D de 2021, contra Ferroviária/SP.

A partida ocorreu pela fase de mata-mata da quarta divisão do futebol nacional deste ano. O jogo acabou 1 a 0 para os paulistas e o gol da Ferroviária saiu, justamente, em um lance protagonizado por Alex Murici, o qual gerou muita reclamação por parte da cúpula diretiva do Jacaré.

O que motivou, inclusive, uma ação no mesmo STJD, para anulação da partida. O lateral direito cometou um pênalti nos acréscimos do segundo tempo. Inicialmente, o árbitro assinalou falta fora da área, mas depois, marcou pênalti. Vale lembrar que os jogos da Série D não possuem o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR).

A reclamação e denúncia da torcida foi composto por um documento assinado por um dos membros da torcida e de um vídeos com lances dos jogadores ao longo da partida. As imagens mostram a expulsão de Maicon Assis após cinco minutos em campo em uma cotovelada assintosa no adversário.

Além disso, lances em que Alex Murici teria sido displiscente com a equipe. É importante ressaltar, que Murici disputou apenas essa partida pelo Brasiliense na temporada. Ele chegou do Paraná Clube às vésperas deste duelo decisivo, entrou em campo como titular contra a Ferroviária, e, dias depois, teve seu contrato rescindido pela diretoria amarela.

O Regulamento Geral de Competições da CBF rechaça qualquer conduta, direta, ou indireta, de qualquer atleta, membro de comissão técnica, dirigentes e equipe de arbitragem que possam exercer influência no resultado das partidas. Com base nisso, o Brasiliense pede à procuradoria do STJD, que os fatos relatados sejam apurados e investigados.

Gabriel Spies é jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e é comentarista das transmissões de rádio e televisão da Esportes Brasília.

P