Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Brasil goleia Chile antes de embarque para a Copa do Mundo da FIFA Feminina

Escrito em

Fonte: Agência de Notícias UniCEUB
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na despedida da Seleção Feminina antes da viagem para a Austrália, onde será disputada a Copa do Mundo, o Brasil venceu o Chile por 4 a 0 no Mané Garrincha na manhã deste domingo (2) e deixou a torcida com esperanças mais altas para a busca da primeira conquista mundial em agosto.

A torcida brasiliense pôde presenciar a volta de Marta, afastada há mais de um ano por uma lesão. A atacante de 38 anos havia sido cortada da última convocação e ficado de fora dos jogos contra Inglaterra e Alemanha, mas retornou para o amistoso e entrou aos 29 do segundo tempo para recuperar o ritmo de jogo antes da viagem.

Goleada em Brasília

O começo das brasileiras no Mané Garrincha foi fulminante, e com apenas 5 minutos a atacante Gabi Nunes recebeu levantamento na área e cabeceou no ângulo de Canales para inaugurar o placar.

As chilenas tentaram reagir e assustaram o público brasiliense com duas bolas no travessão, primeiro com Urrutia logo após o gol brasileiro e depois com Araya em cobrança de falta.

As Canarinhas souberam manter a cabeça no lugar apesar da pressão chilena e ampliaram aos 29, mais uma vez de cabeça. A lateral-direita Antonia cruzou na área e a meia Duda Sampaio venceu Canales mais uma vez para tranquilizar o jogo.

O Brasil seguiu melhor no jogo e achou o terceiro com Luana, aos 35, em mais uma bola aérea. Após cruzamento na área, a defesa chilena afastou e a bola sobrou com a volante brasileira na entrada da área, que bateu no ângulo para transformar o duelo em goleada.

Quarto gol

A segunda etapa em Brasília começou no mesmo ritmo acelerado do primeiro tempo. Com apenas 4 minutos, Tamires cruzou na área e a atacante Geyse desviou, tirando as chances de defesa da goleira adversária.

Com ampla vantagem para as brasileiras, o jogo deu uma esfriada e Pia passou a testar a equipe. A grande emoção para a torcida presente veio aos 29, quando a sueca chamou Marta para fazer seu retorno, entrando no lugar da zagueira Rafaelle.

A seleção pouco sofreu defensivamente, no segundo tempo, e conseguiu terminar a partida com a goleada assegurada. O resultado motiva a equipe um dia antes da viagem para a Oceania, tendo em vista a estreia contra o Panamá no final do mês no estádio Hindmarsh, em Brisbane.

Preparações finais

Após a vitória em Brasília, a equipe de Pia Sundhage agora viaja para a Austrália nesta segunda-feira (3) onde disputou a Copa do Mundo Feminina, que se inicia no dia 20. As Canarinhas fazem sua estreia na cidade de Adelaide contra o Panamá, no dia 24 deste mês.

Até a estreia, a Seleção seguirá o período de preparação com treinamentos. Primeiro a equipe viaja para Gold Coast, onde treinará por duas semanas, e depois no dia 18 segue para Brisbane, onde montará base de treinamentos para o torneio.

Além das panamenhas, o Brasil terá pela frente no Grupo F do torneio a França, em duelo no dia 29 em Brisbane, e a Jamaica, que as brasileiras enfrentam em Melbourne no dia 2 de agosto para fechar a fase de grupos.

Rainha no banco

Maior nome da Seleção, a atacante Marta, seis vezes eleita melhor jogadora do mundo, esteve no banco nesta manhã em Brasília. Aos 38 anos, a alagoana vem para seu sexto Mundial e tem sofrido com lesões recentemente.

A principal foi no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, sofrida ainda em março de 2022, que tirou a Rainha de campo por cerca de um ano. Pouco antes da grande competição de 2023, a técnica Pia Sundhage decidiu manter cautela e preservar a craque para que possa chegar à Austrália nas melhores condições possíveis.

Mesmo do banco, a Rainha do futebol brasileiro foi ovacionada pela torcida na capital federal, que aplaudia cada movimento da atleta durante seu aquecimento.

Aos 29 do segundo tempo, a treinadora sueca chamou a atacante para campo, no lugar da zagueira Rafaelle, e o estádio comemorou o retorno de sua grande jogadora como se fosse o quinto gol brasileiro.

P