Siga Nossas Redes Sociais

Nó Tático

Série B é onde os homens se separam dos meninos

Escrito em

Paulo Martins

Todas as divisões do Campeonato Brasileiro possuem seu grau de crueldade. Depende do momento, da energia, do ritmo, da constância. A segunda divisão nacional ainda escancara para os desafiantes uma pergunta direta durante toda a competição: o que você quer por aqui?

De ponta a ponta, sobrevivem apenas aqueles que têm clareza nos objetivos, apesar das muitas dificuldades em todo o certame. Como única vantagem, a Série B iguala os desiguais. Por isso, uma equipe vinda da Série C tem chance de ser campeã no ano seguinte, como o Vitória, justamente no primeiro título nacional dos baianos.

E como explicar que um time passe de rebaixado no estadual a promovido à Série A em três anos? O Criciúma sabe a resposta. Essas coisas semi-inacreditáveis apenas são possíveis em uma competição dessa natureza. Ainda em Santa Catarina, desanima a oscilação da Chapecoense, quase rebaixada sete anos depois de vencer a Copa Sul-Americana.

É natural que nós de Brasília observemos, pela proximidade geográfica, o que faz o futebol goiano nessa circunstância. Até porque por aqui não há vergonha esportiva e competência para fazer que a capital federal lute pelos postos de acesso à elite. Insólito. Quase ao mesmo nível do Atlético-GO, que caiu no ano passado apesar de bom ano em copas, mas logo pode voltar.

Entretanto, os vacilos não são sempre permitidos. Uma vez que o Vila Nova ainda tem chances de deixar escapar o tão sonhado acesso aos pontos corridos pela primeira vez na história. Logo o time que liderou a competição na reta final do primeiro turno. A torcida colorada que não for a Natal, no jogo contra o rebaixado ABC, seguirá aflita em Goiás, já que praticamente tudo parece ser possível neste campeonato.

A número 1 em esportes irá a Goiânia para atestar a força do Dragão dentro do Antônio Accioly. Para subir, basta um tropeço do Vila ou do Juventude (contra o Ceará), além de vitória em casa contra o Guarani. Toda a emoção da última rodada da Série B você acompanha na Esportes Brasília, a partir das 16h deste sábado (25).

P