Nó Tático
Série B é onde os homens se separam dos meninos
Escrito 1 ano atrás em
Paulo Martins
Todas as divisões do Campeonato Brasileiro possuem seu grau de crueldade. Depende do momento, da energia, do ritmo, da constância. A segunda divisão nacional ainda escancara para os desafiantes uma pergunta direta durante toda a competição: o que você quer por aqui?
De ponta a ponta, sobrevivem apenas aqueles que têm clareza nos objetivos, apesar das muitas dificuldades em todo o certame. Como única vantagem, a Série B iguala os desiguais. Por isso, uma equipe vinda da Série C tem chance de ser campeã no ano seguinte, como o Vitória, justamente no primeiro título nacional dos baianos.
E como explicar que um time passe de rebaixado no estadual a promovido à Série A em três anos? O Criciúma sabe a resposta. Essas coisas semi-inacreditáveis apenas são possíveis em uma competição dessa natureza. Ainda em Santa Catarina, desanima a oscilação da Chapecoense, quase rebaixada sete anos depois de vencer a Copa Sul-Americana.
É natural que nós de Brasília observemos, pela proximidade geográfica, o que faz o futebol goiano nessa circunstância. Até porque por aqui não há vergonha esportiva e competência para fazer que a capital federal lute pelos postos de acesso à elite. Insólito. Quase ao mesmo nível do Atlético-GO, que caiu no ano passado apesar de bom ano em copas, mas logo pode voltar.
Entretanto, os vacilos não são sempre permitidos. Uma vez que o Vila Nova ainda tem chances de deixar escapar o tão sonhado acesso aos pontos corridos pela primeira vez na história. Logo o time que liderou a competição na reta final do primeiro turno. A torcida colorada que não for a Natal, no jogo contra o rebaixado ABC, seguirá aflita em Goiás, já que praticamente tudo parece ser possível neste campeonato.
A número 1 em esportes irá a Goiânia para atestar a força do Dragão dentro do Antônio Accioly. Para subir, basta um tropeço do Vila ou do Juventude (contra o Ceará), além de vitória em casa contra o Guarani. Toda a emoção da última rodada da Série B você acompanha na Esportes Brasília, a partir das 16h deste sábado (25).