Siga Nossas Redes Sociais

Nó Tático

O Cariocão de 2023 tem tudo para ser melhor que o Paulistão

Escrito em

Paulo Martins

Pode ser uma opinião impopular diante da consolidação do melhor estadual do país nos últimos anos. Entretanto, as situações dos principais clubes de ambas competições levam a crer em um revés há muito tempo não visto.

A evidência pronta indica o Palmeiras, único campeão do Estado de São Paulo na última temporada, como franco favorito. O Corinthians se tornou uma incógnita com um novo treinador, o São Paulo encara uma maré desfavorável após o vice da Sul-Americana e o Santos tem em Odair Hellmann uma estranha aposta.

Muita gente pode dizer que o Flamengo se encontra em cenário de favoritismo semelhante no Rio de Janeiro. Entretanto, o fator calendário já impacta o ano rubro-negro desde agora: devido às disputas do Mundial de Clubes e da Copinha, não se sabe como o Mengo pode ir a campo nas fases iniciais.

A concorrência do Fla também tende a ser maior em relação à palmeirense em seu estadual, vide a permanência do atual técnico campeão Fernando Diniz no Fluminense.

As SAF’s da elite também se tornam um tempero diferente. O Vasco gasta um dinheiro poucas vezes vista na história cruz-maltina para tentar competir em bom nível neste 2023, tendo uma interessante base no novo treinador, Maurício Barbieri.

O Botafogo segue com o português Luís Castro e parece contente com o time montado durante o último Campeonato Brasileiro, com o Glorioso tendo uma das melhores campanhas da reta final e quase alcançando um posto na Libertadores.

Além disso, a volta do formato em Taça Guanabara, Taça Rio e semifinais traz outro fator de emoção a mais. O Carioca deseja voltar a ser o maior estadual do Brasil e pode começar com uma grande edição neste ano contra seu rival da Ponte Aérea, que tem como única atração o regresso da Portuguesa à Série A1.

P