Siga Nossas Redes Sociais

Nó Tático

Loucura na Colina e o Vasco agora é SAF!

Escrito em

Paulo Martins

Que bela maioria aplicou os favoráveis à sociedade anônima de futebol na votação deste último domingo. Sem dúvida foi notícia do dia. Ainda assim, me surpreendeu o quantitativo de contrários à sociedade. Coisa que eu também entendo os porquês, ainda que não necessariamente concorde.

Claramente toda decisão que uma pessoa toma na vida é política. De certo, sair da Série B não é propósito solo da SAF. Basta ver que demorou pouco mais de um ano entre a SAF do Botafogo e do Vasco serem consolidadas. Isto é, são instituições distintas. Mas no campo, na partida-chave do acesso de 2021, em São Januário… melhor foi ao vascaíno esquecer aquele jogo.

Não é a salvação do Vasco. Quem e o quê salvou o Vasco foi sua louca torcida! É aparecer um Casimiro, um Luva de Pedreiro, um Neguerê. Quantos memes e quanta irreverência vascaína não apareceu nas redes sociais em meio a um dos piores momentos da rica história do Vasco da Gama? Eu acharia estranho se você pensasse que tudo isso não tem a ver com a escolha da 777 Partners em escolher o cruz-maltino.

A SAF não necessariamente significa sucesso econômico e garantia de títulos. Sequer é necessário uma SAF para isto. É difícil dissociar futebol e dinheiro atualmente. Basta ver: dos quatro grandes do Rio, temos duas SAF’s e duas “não-SAF’s”. E os que não são passam um grato momento a parte. Se a situação muda à frente? Quem sabe?

P