Nó Tático
Futebol local tem obrigação de melhorar após semana de pausa
Parada de Corpus Christi é tempo suficiente para times do DF arrumarem a casa
Escrito 5 meses atrás em
Por Paulo Martins

A urgência da reta final da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro pedia uma pausa para ajustar detalhes antes das cinco rodadas finais. Frente a calendários difíceis e confronto direto na antepenúltima rodada, Ceilândia e Capital estão obrigados a melhorar nível apresentado: deve ser um sprint final daqui até o fim da competição.
O Ceilândia, mais tranquilo em condição de classificação, vai com o que tem. É claro, explícito e evidente que há insatisfação com o grupo num todo, diante do que o Gato Preto poderia apresentar, sendo um candidato mais de camisa do que propriamente pela qualidade do elenco. Se isto bastará, Adelson de Almeida terá de ser amplamente milagreiro, como na conquista do Candangão do ano passado.
Já o Capital precisa de toda uma revolução. Se for um time capaz de marcar a mesma média de gols por jogo que a atual (um por jogo, com Felipe Surian, nas últimas seis partidas), dependendo da qualidade da defesa, pode conseguir avançar aos poucos. Mas, tratando-se de Série D, se sabe que isto não basta, não é suficiente. Com bola rolando, o Coruja NUNCA aspirou o acesso. Nunca. Com todas as letras. E segue sem fazê-lo.
Uma parada dessa em um calendário repleto de viagens, campos ruins e a secura regional do meio do ano é um respiro fundamental frente à reta final, onde os confrontos diretos em quase todos os jogos marcam a preocupação frente ao que apresentaram as equipes até esta altura. Para o leitor-torcedor que tem visto, pode observar, adiante, as últimas rodadas de cada equipe:
Ceilândia
10ª rodada – vs Mixto, em casa
11ª rodada – vs Luverdense, em casa
12ª rodada – vs Capital, fora
13ª rodada – vs Goiânia, fora
14ª rodada – vs Goianésia, em casa
Capital
10ª rodada – vs Luverdense, fora
11ª rodada – vs Mixto, fora
12ª rodada – vs Ceilândia, em casa
13ª rodada – vs Porto Velho, em casa
14ª rodada – vs Aparecidense, fora
Quem está antenado, sabe que a Aparecidense comprovou seu diferencial e está praticamente classificada. O Luverdense vem em ascensão e tampouco deve ficar de fora dos 16 avos de final. Com isso, o Mixto e os candangos vão disputar duas vagas à seguinte instância. Isso sem falar que, se se olharem os classificados do Grupo A6, pode ser mais conveniente desistir.
Narrador Esportes Brasília desde 2022; Currículo com duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Mundo, além de extensa cobertura do futebol, futsal e basquete da capital federal; Colunista EB no Nó Tático e apresentador do Segundou Esporte Clube, às segundas-feiras.


Sobradinho acerta retorno de Douglas Rato para a disputa do Candangão 2026

Capital promove joia da base para a temporada 2026





