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Nó Tático

Fortaleza entra na história das campanhas “fora do eixo”

Escrito em

Paulo Martins

O título da coluna parece redundante visto que o Leão teve a melhor campanha nordestina em copas continentais na história. Entretanto, o feito tricolor do vice da Sul-Americana traz um toque diferente para o futebol brasileiro.

Saindo de Sudeste e Sul, regiões de maior holofote futebolístico, o time cearense chama a atenção para uma cena esporádica e exclusiva do Século XXI. As campanhas “alternativas” nas competições internacionais, mostrando potencial de outros lugares do país no esporte.

E que não se entenda em tom de menosprezo o feito do Fortaleza, pelos termos. Vou me fazer entender ao relembrar as campanhas de oitavas de final de Sport e Paysandu na Libertadores, igualadas pelo Leão em 2022. Claramente, o diferencial é que a unidade tricolor mostra mais pontos para seguir em alto nível, partindo do presidente Marcelo Paz, que até música ganhou.

Na “Sula”, repete-se uma realidade vira e mexe recordada para quem é do Centro-Oeste. Aquele Goiás finalista em 2010, que perdeu nos penais contra o Independiente, era uma equipe incômoda no Brasileirão e na Copa do Brasil assim como é o Fortaleza hoje.

Para voltar à Libertadores, o time precisará remar nos pontos corridos. Missão possível para uma formação equilibrada e com uma mente inteligente como a de Juan Pablo Vojvoda. Diferente fez o Atlético-GO, semifinalista no ano passado, que pagou um ano promissor em mata-matas com o abandono e o descenso no Brasileiro.

Entretanto, com sabedoria e vontade, é possível ir longe em um centro menos tradicional. Para o próprio Nordeste, antes do fenômeno Fortaleza (extraordinário dentro e fora das quatro linhas), Salvador e Recife eram centros regionais mais importantes. Até para Brasília, em contexto nacional, poderia acontecer. Como diz o nosso comentarista Anderson Ferreira, “acreditar é possível”. Nunca esteve tão certo.

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