Siga Nossas Redes Sociais

Nó Tático

Ceilândia: classificado, favorito ao acesso e amigo do Jacaré

Escrito em

Paulo Martins

A consistência, coragem e remontada desta equipe na temporada evidencia um princípio de vontade do Distrito Federal em deixar a divisão mais baixa do futebol brasileiro. Isto, não apenas pela classificação aos 16-avos de final em um complicado Grupo A5.

O que o Ceilândia vem fazendo é algo diferente. Diferente de tudo que se viu do próprio time durante a temporada, ou seja, no Candangão e na Copa Verde, é diferente entre os times da Série D, pela dinâmica como se tornou um favorito ao acesso.

Entre a imprensa, dá gosto de falar desse time. É um fato que revelo ao caro leitor: antes da competição, mal se lembrava do Gato Preto e, em ocasiões raras, se falava da campanha local após ser finalista por duas vezes. Hoje, é o time que todo mundo da cidade quer que ganhe, pela repentina e honesta reforma no meio de jogo e na efetividade que isso tem tido.

Não à toa é um dos dois invictos do Campeonato Brasileiro ainda vigentes. Chegou ao patamar de competitividade do Ferroviário que, além de tradicionalíssimo no futebol nacional, faz uma competição assombrosa e dá ares de que não sobe por uma verdadeira catástrofe neste ano.

E, claramente, não queremos (suponho, ao menos), encher a bola do alvinegro, para que fiquem com os pés no chão e sigam jogando com a mesma determinação e humildade de sempre. Se é um pedido que temos direito, eis este. Além de ser uma característica do novo e surpreendente xodó do campeonato.

Além disso, não se pode esquecer a colher de chá que o Gato Preto deu para Anápolis e, sobretudo, o Brasiliense. Além de deixar o União Rondonópolis fora do G-4 às vésperas da rodada final, o time de Adelson de Almeida ainda deixou o Operário de Várzea Grande com baixas chances de ser líder do grupo, dando menos importância ao CEOV para a Batalha do Serejão, no próximo domingo (23/7).

O leitor e ouvinte da Número 1 sabe das necessidades e do enredo montado para a última rodada da fase de grupos. O Jacaré precisa da vitória para passar ao mata-mata e a Esportes Brasília vai contar esta história a partir das 15h30, pelo nosso canal do Youtube, pelo site, pelo aplicativo e nos 98,1 FM da Ativa.

P