Siga Nossas Redes Sociais

EB Pelo Brasil

EB pelo Brasil: “E agora?”

Escrito em

Não tem jeito. Felizmente o jornalismo é assim. O Jornalismo Esportivo, então… Sempre digo que o Jornalista Esportivo é o verdadeiro jornalista. Afinal de contas, apenas nós estamos presentes no momento do fato. Vemos o gol, narramos a quebra dos recordes, presenciamos a cesta decisiva no último segundo… Os demais colegas registram. Nós vemos. E ponto final. E qual a razão desta introdução? Bem… Meu trato com o Esportes Brasília seria falar do Campeonato Brasileiro, mas as coisas acontecem e temos o dever de registrar. Se não, não é jornalismo.

Neste fim de semana, muito mais importante (ou impactante) do que o Atlético Mineiro assumir a ponta do Brasileiro da Série A (vou falar sobre isso ainda hoje), a grande bomba foi o fato de seis jogadores (até o momento em que escrevo, é bom que fique claro) do Flamengo terem testado positivo para a Covid-19. Isso mesmo: pelo menos meio time do rubro-negro carioca, campeão do Brasil e das Américas em 2019, está com Covid-19. E isso foi detectado logo depois da humilhante goleada sofrida diante do Independiente Del Valle (5 a 0), pela Libertadores.

A Conmebol já avisou que não há chance de o jogo desta terça-feira, contra o Barcelona, em Guaiaquil, no Equador, ser adiado. É do jogo. Outros times que participam da competição também estão com jogadores infectados e estão jogando. Algumas questões, porém, se impõem e deixam dúvidas no ar. Me parece claro que os jogadores não foram infectados no Equador. Não daria tempo para isso. Sendo assim, viajaram para lá com o vírus. Mas… O Flamengo (e todos os demais participantes) não precisam apresentar atestados de exames realizados? Não lhes parece estranho? Lembrando que viajaram num voo fretado, com diversos dirigentes – e certamente ninguém manteve distanciamento social, nem respeitou lugares marcados. Ou seja…

Falemos, agora, do Brasileiro. O Internacional chegou à rodada do fim de semana em primeiro lugar. Foi ao Ceará e perdeu para o Fortaleza. O Galo, em Goiânia, sofreu, muito, mas bateu o Dragão. Com o resultado, a equipe de Jorge Sampaoli assumiu a ponta. Detalhe: o time mineiro, que só participa do Brasileiro, teve a semana inteira para preparar-se, enquanto o Colorado jogou pela Libertadores (aliás, isso acontecerá também nesta semana). E não foi só o Internacional que sofreu com a loucura do calendário, não. O Vasco perdeu para o Coritiba; o Fluminense, poupando vários jogadores para a partida de volta contra o Atlético Goianiense, pela Copa do Brasil, também perdeu…

E pensar que, no Rio de Janeiro, o prefeito quer reabrir o Maracanã garantindo que com isso tirará 20 mil pessoas das praias… Será que ninguém pode falar com ele que a pessoa pode ir à praia pela manhã, almoçar num restaurante (que também está liberado) e depois seguir para o futebol?

Vicente Dattoli é jornalista residente no Rio de Janeiro e já escreveu em diversos jornais do Brasil, como o Jornal de Brasília, além de cobrir inúmeras competições nacionais e mundiais.

P