Siga Nossas Redes Sociais

EB Pelo Brasil

EB pelo Brasil: “Ascensão tricolor”

Escrito em

A situação anda tão enlouquecida que nem lembro se escrevi semana passada.

Ou melhor… Como a CBF está aproveitando as datas da Libertadores para tentar arrumar as partidas que estão em atraso, não dá para saber, certinho, sobre qual foi a última rodada que conversamos por aqui.

Usando o parâmetro da rodada cheia, hoje, após o (quase) encerramento da 23ª rodada, vamos nós.
E por que faço questão de frisar o quase encerramento? Simples… Tínhamos (temos) um Grêmio x Flamengo marcado na rodada, mas devido aos compromissos dos dois na Libertadores…

Mesmo assim, o Grêmio jogou. Não pela rodada, mas na rodada. E ganhou do Goiás. Está subindo o tricolor gaúcho. Hoje, ocupa a sétima posição, cinco pontos atrás do Atlético Mineiro, líder, mas com uma partida menos – pode trazer a distância para dois pontos, apenas. Está ou não na briga o time de Renato Portaluppi?

Claro que falo da diferença ao atual líder, mas não podemos esquecer que o São Paulo, “devendo” duas partidas, está apenas um ponto atrás do Galo. A equipe comandada por Fernando Diniz pode passar à liderança a qualquer momento. Repetindo a frase já utilizada, está ou não na briga pelo troféu o tricolor paulista?

Quem vacila demais é o Fluminense. O tricolor carioca, que ganhou as duas partidas que fez contra o Internacional (hoje em quarto lugar, cinco pontos atrás do Atlético Mineiro), não conseguiu derrotar o Bragantino nem uma vez no Brasileiro. Se tivesse marcado os três pontos no jogo do Maracanã, nesta segunda-feira, estaria em terceiro lugar… Isso mesmo, terceiro! Como ficou no empate, estacionou na oitava posição.

E o que podemos dizer do Vasco?

Mais do que a goleada sofrida diante do Ceará, em São Januário, percebe-se que os jogadores do Vasco estão tensos.

O time parou na zona de rebaixamento e, mesmo com um jogo a menos, não dá para garantir que o psicológico dos jogadores irá conseguir aproveitar esta diferença para tirar a equipe do Z-4.
Se bem que, pelo que o Goiás vem apresentando, o Z-4 já tem um ocupante cativo e com poucas chances (eu diria nulas) de reação.

Vicente Dattoli é jornalista residente no Rio de Janeiro e já escreveu em diversos jornais do Brasil, como o Jornal de Brasília, além de cobrir inúmeras competições nacionais e mundiais.

P