Siga Nossas Redes Sociais

EB Pelo Brasil

EB pelo Brasil: “A quem seguir?”

Escrito em

A expressão segue o líder virou símbolo de provocação no futebol brasileiro. Há dois ou três anos, quando o Flamengo disparou na ponta e acabou perdendo o título do Brasileiro, por ironia. Em 2019, com a brilhante campanha do rubro-negro carioca (quer terminou com o primeiro lugar), como ponto de afirmação de sua imensa torcida.

Este ano, porém, vale a pergunta: que líder seguir?

Na rodada que terminou na noite desta segunda-feira, com a derrota do Atlético Mineiro para o Bahia, o Galo perdeu a chance de ficar em primeiro lugar de imediato – escrevo assim porque, com uma partida a realizar, o time de Jorge Sampaoli reassume o primeiro lugar em caso de vitória quando igualar o número de partidas dos principais rivais, no caso, Flamengo e Internacional.

Bahia vence o Atlético MG na Fonte Nova – Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Mas… Se o Galo perder, o líder, no saldo de gols, é o Internacional. Apesar de Coudet, seu treinador, como teimam provocar os jornalistas gaúchos. Isso quer dizer que, sem forçar mágicas ou falsas declarações, temos, na realidade, três líderes: Internacional, Flamengo e Atlético Mineiro. Equilíbrio é a tônica deste Brasileiro.

E não podemos esquecer do São Paulo, que está um pouco mais atrás, mas com dois jogos “de dívida”, ou seja, a equipe comandada por Fernando Diniz pode, a qualquer momento, encostar no três times já citados e embolar ainda mais a briga pelo título – que, há uma semana, critiquei quando falaram que somente Flamengo e Atlético Mineiro estariam na luta pelo troféu.

Por falar em troféu, e lembrando a triste situação do Cruzeiro na Série B, outro grande troféu que está em jogo neste Brasileiro é a permanência na Série A. Sim… Ser um dos 16 primeiros colocados do Brasileiro vale um troféu de notas e prestígio. Notas de real, é bom que fique claro.

Com o fim do “seguro Série A”, que pagava aos rebaixados, por um ano, o valor que receberia da televisão mesmo rebaixado, ficou mais do que claro que cair pode significar nunca mais aplumar-se – e entrar no limbo do futebol nacional.

Neste caso, da luta contra o rebaixamento, ninguém quer seguir a lanterna. O “segue o líder” às avessas é um perigo que todos desejam afastar. E temos gente boa, peixes graúdos, nesta luta.

Vicente Dattoli é jornalista residente no Rio de Janeiro e já escreveu em diversos jornais do Brasil, como o Jornal de Brasília, além de cobrir inúmeras competições nacionais e mundiais.

P