Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

São Paulo vence desfalcado Brasília Basquete na capital paulista

Escrito em

O Brasília Basquete iniciou a participação na terceira sede do Novo Basquete Brasil nesta sexta-feira (11). Jogando no ginásio Professor Henrique Villaboim, em São Paulo, e cheio de desfalques, o time candango acabou derrotado para o São Paulo por 104×80.

Os desfalques foram quatro: o ala Arthur segue tratando de contusão, o ala/pivô Gemerson está no pós-operatório de uma cirurgia de hérnia inguinal e, horas antes da partida, o ala Danilo Monteiro foi diagnosticado com a Covid-19 e isolado da delegação.

Por conta do protocolo de saúde do NBB, o ala/pivô Felipe Oliveira – que estava no mesmo quarto – foi impedido de entrar em quadra e fará um novo exame neste sábado (12) para saber se enfrentará o Franca.

O jogo

O primeiro quarto foi pegado. As duas equipes foram brigando, jogada a jogada, pela liderança no marcador. E Sammy Yeager tratou de mostrar logo porquê veio ao Brasil para jogar pelo Brasília. Em oito minutos, o norte-americano anotou 11 dos 23 pontos no período. Do lado do tricolor paulista, Lucas Mariano também mostrou muita agilidade e anotou a mesma quantidade de pontos. Com os dois últimos pontos dele, o São Paul fechou o quarto na frente: 25×23.

Com Lucas Mariano em noite inspirada, o segundo quarto começou de maneira frenética para o tricolor paulista. Ele ajudou o São Paulo a abrir oito pontos de vantagem logo no início do período (31×23). O Brasília continuou pressionando, mas a distância do São Paulo, que tinha a média de 94 pontos por jogo, só aumentava. O pivô paulista anotou sete pontos e foi o destaque do quarto, com cinco pontos. As duas equipes foram para o intervalo com o São Paulo vencendo por 48×37.

Na volta dos vestiários, o São Paulo continuou dominando o jogo. O tricolor girou a rotação e viu Shamell e Gerson comandarem os visitantes com sete pontos, cada, na terceira etapa. A situação dos candangos ficou complicada ainda mais na metade do quarto, quando o armador Pedrinho Rava sentiu a panturrilha direita e o ala Sammy Yeager saiu por conta de cãibra, deixando a partida.

Com a ausência dos dois atletas, a rotação do Brasília ficou difícil de acontecer e o técnico Ricardo Oliveira promoveu a entrada de Gabriel no jogo, único jogador que não havia participado do confronto. O terceiro quarto foi vencido pelo São Paulo, por 31×18. O tricolor paulista seguiu na frente por 79×55.

No quarto período, o Brasília Basquete chegou a liderar o período. Destaque para Eric Laster, com sete pontos, e Gabriel e Marcelão, com seis pontos, cada. No entanto, Georginho estava com a mão calibrada e anotou oito pontos no quarto. O São Paulo não teve a vantagem ameaçada e confirmou a vitória por 104×80.

O cestinha da partida foi Lucas Mariano, do São Paulo, com 18 pontos. Outro destaque paulista foi Jefferson, com 11 rebotes. O maior pontuador do Brasília Basquete foi o estreante Sammy Yeager, com 17 pontos.

“Foi um placar centenário. Então, a nossa defesa precisa melhorar e também acho que precisamos melhorar a rotação, passar um pouco mais a bola. Estou com uma expectativa boa. Acabei de chegar, estou pegando ritmo, mas sonho com os playoffs”, opinou o ala Sammy Yeager.

Na próxima rodada, o Brasília Basquete enfrentará o SESI Franca. O jogo acontece no domingo (13), às 13h, no ginasío Professor Henrique Villaboim, em São Paulo.

Números do jogo:

2 pts3 ptsLLsAssRebRecErros
Brasília17/40
42%
11/31
35%
13/17
76%
18390416
São Paulo32/43
74%
10/36
27%
10/10
100%
25424209

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P