Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

NBA Store inaugura filial em Brasília e atrai fãs do basquete

Escrito em

Quem é fã de basquete sabe o peso que uma marca como a NBA, a Liga Norte-Americana de Basquete, tem no mercado. E para ficar mais próxima do público que acompanha a modalidade, foi inaugurada na última quinta-feira (21), a NBA Store em Brasília, a primeira loja na região centro-oeste.

O local, que tem um tamanho de 200 m², possui produtos licenciados das 30 franquias que compõem a liga para serem vendidos. Desde uma camisa de Allen Iverson, da época do Philadelphia 76ers, à famosa camisa de Michael Jordan, no lendário Chicago Bulls, ou até mesmo bonés, tênis ou outros diversos produtos para um basqueteiro de mão cheia.

UM MUSEU DO BASQUETEBOL AMERICANO NO CERRADO

A reportagem da Esportes Brasília esteve na inauguração da loja e constatou que, para atrair o público, um verdadeiro local histórico para quem gosta da franquia foi construído. Um exemplo é o piso de uma quadra de basquete em formato oficial junto com uma tabela, bem como as marcas dos pés de alguns dos astros da NBA em tamanho real, como a moldura do pé de Kobe Bryant e de Shaquille O’Neal.

Outro ponto interessante é transmissão de jogos ao vivo durante o horário de funcionamento da loja, que fica no Taguatinga Shopping, até ás 22 horas.

“A minha relação com o basquete começou há bastante tempo atrás. Eu sou da época de Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird, Charles Barkley. Eu tinha uns 15 anos, até um pouco antes, e meu pai, o senhor Dácio – um dos donos da loja – plantou essa cultura, porque sempre trabalhou em multinacionais americanas e trouxe a cultura do basquete americano para dentro de casa, e a gente se viciou. Na época, Luciano do Valle trouxe a NBA para passar nas televisões brasileiras e eu ficava acordado com o meu irmão assistindo os jogos e a gente ficou apaixonado nisso”, disse Leandro Pozzi, um dos proprietários da loja.

Várias autoridades e fãs de basquete estiveram na inauguração da loja. A presidente da Federação de Basquete do Distrito Federal, Andreza Almeida, relata um pouco da importância que é ter uma loja da NBA e ajuda no desenvolvimento do esporte no país.

“Tudo que envolve o esporte é fundamental. Não tínhamos nem uma loja da NBA. Então o público que gosta do basquete precisa ter materiais específicos, e isso é uma forma de impulsionar mais o esporte”, ressalta.

“Muitos meninos na rua tem o sonho de jogar na NBA. Você ter uma loja de todos os uniformes das franquias, poder comprar um tênis exclusivo ou uma camisa que só tem aqui. Isso vai ser um fator motivacional e cria essa cultura do basquete em Brasília. Às vezes o menino está aqui na frente, ver um jogo e se empolga, é mais um que a gente tem para o nosso esporte, isso é algo sensacional”, conta Raphael Silveira, técnico do time sub-20 do Brasília Basquete, que participa da Liga de Desenvolvimento, a LDB.

Vale destacar que o Brasil é o terceiro país que mais consome produtos da NBA, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e a China, segundo a Liga. A NBA Store existe ainda em outros estados do país, como Minas Gerais, Paraná, Ceará e Rio de Janeiro.

P