Basquete
Em jogo equilibrado, Brasília Basquete bate o Franca e volta à terceira colocação do NBB
Em jogo equilibrado e de várias viradas, o Brasília Basquete levou a melhor e saiu vencedor pelo placar de 91 a 86.
Escrito 12 meses atrás em
Por Higor Santos

Foto: Matheus Maranhão/NBB
Nesta sexta-feira (27), o Brasília Basquete recebeu a equipe do Franca, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
1º QUARTO
Na capital do país, às vésperas do Ano Novo, o confronto começou com o Franca abrindo marcando ainda nos primeiros segundos, com Wesley marcando por meio de um lance livre e colocando os visitantes à frente. O Brasília Basquete respondeu rápido, porém foi o adversário quem se sobressaiu nos minutos iniciais, chegando a ter seis pontos de vantagem perto da metade do quarto, 4×10.
O Brasília Basquete, que esteve atrás durante praticamente todo o quarto, demonstrou uma melhora significativa nos minutos finais. Após voltar a estar atrás por seis pontos uma segunda vez, 7×15, os donos da casa conseguiram a virada nos dois minutos finais, 17×16. Porém, o Franca apresentou uma boa resposta, finalizando o primeiro quarto com o placar empatado por 20×20.
2º QUARTO
No segundo período, foi vez do ET marcar nos segundos iniciais por meio de lance livre e abrir o marcador. No entanto, logo o Franca passou à frente e se manteve à frente por dois pontos nos primeiros dois minutos em quadra 24×26.
A resposta do Brasília não demorou, e ainda antes da metade do quarto, a equipe voltou a ter sob controle, as rédeas do confronto. Ao chegar nos cinco minutos do cronômetro, o Brasília contava com uma pequena vantagem de dois pontos no marcador, 32×30.
Com o jogo sob controle por alguns minutos, o Brasília chegou a abrir sete pontos de vantagem no placar, 37×30, mas viu a vantagem cair e o Franca alcançar o empate em 39×39 quando ainda faltava dois minutos para o fim do primeiro tempo. Contudo, o Brasília contou com Lucas e Von Haydin para garantir a vantagem no placar e finalizar o quarto com 46×41.
3º QUARTO
O segundo tempo do confronto contou com um episódio de equilíbrio, mas com a equipe do Franca rapidamente se tornando superior ao Brasília Basquete, encostando no marcador logo nos primeiros minutos e diminuindo a vantagem de cinco para apenas dois pontos, 51×49.
Na sequência, aos erros tomaram de conta da partida, com quase três minutos sem pontos, até que o Brasília marcou e passou a ter três pontos à frente. No entanto, na segunda metade do quarto, o Franca disparou e virou o confronto ainda com quatro minutos no cronômetro, 57×58.
E ao final do quarto, com bastante equilíbrio, mas destaque para o time visitante, o Franca levou o placar em 63×67 ao seu favor.
4º QUARTO
No período final do confronto, foi a vez do Brasília Basquete estar superior em quadra. Apesar de uma boa apresentação do Franca nos primeiro três minutos em quadra, chegando a ter o placar em 68×76 ao seu favor.
Mas, ainda mantendo a superioridade no basquete apresentado, o Brasília Basquete se recuperou e virou o marcador para 77×76 ainda antes da metade do quarto. E sem dar espaço para uma reação do Franca na segunda metade do período, o ET prontamente abriu 10 pontos de vantagem, 86×76.
Entretanto, já nos dois minutos finais, o ritmo do Brasília diminuiu, culminando em uma pequena resposta do Franca, que diminuiu a vantagem de dez para seis pontos, mantendo acesa a chance de um empate. Porém, foi o Brasília quem levou a melhor e saiu vencedor pelo placar de 91×86.
Com a vitória, o Brasília Basquete assume a terceira colocação do Novo Basquete Brasil. A equipe da capital volta à quadra novamente no domingo (29), quando enfrenta o Bauru Basket às 11h, no ginásio Nilson Nelson.
Jornalista EB com 1 ano de experiência em esportes no DF e Goiás. Designer Gráfico e Social Media com 4 anos de experiência.


Luís Carlos Winck está de volta ao Brasiliense

Distrito Federal terá quatro representantes na Copinha 2026; confira os grupos e jogos

Lúcio Flávio é demitido do Brasiliense antes do início do Candangão 2026

Quase metade dos participantes da Super Copa Capital foi campeã ou vice estadual

Brasília conta com ex jogador do Flamengo para montar o time para o Candangão 2026




