Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Em grande noite, Cerrado e Brasília vencem partidas no NBB 13 e aquecem clássico

Escrito em

O Basquete de Brasília sorriu na noite desta terça-feira (09). Isso porque os dois representantes venceram na rodada do Novo Basquete Brasil. Com o triunfo sobre o Unifacisa por 81×67, o Cerrado ainda sonha com a classificação para os playoffs, já que ocupa a 13ª posição. Já a equipe que leva o nome da cidade, mesmo com a vitória por 87×67 sobre o Fortaleza, se mantém estagnado na lanterna da competição.

Cerrado se impõe e vence três quartos

Após a derrota sobre o Fortaleza, o esquadrão verde precisava da vitória para se aproximar do Pinheiros, último na lista dos playoffs, e aumentar as chances de seguir adiante em sua temporada de estreia. Porém, o que se viu no primeiro quarto não foi um Cerrado implacável atrás da vitória, tanto que foi o Unifacisa que venceu o primeiro quarto. Com um aproveitamento muito abaixo da média, os brasilienses foram derrotados por 23×19.

Após a derrota, o Cerrado acordou e foi para cima. A equipe, que mostrava um certo nervosismo e diversos erros, se encaixou e passou a trazer mais alegrias. O segundo quarto acabou 22×19, com um aproveitamento de 48%, muito melhor do que os 33 da primeira parte do jogo.

Cerrado ainda tenta classificação nos playoffs. Foto: Gabriel Costa/Cerrado

Ainda atrás no placar, o Cerrado não quis saber de nada e, praticamente, matou o jogo no terceiro período. Forçando muito os erros do Unifacisa, que anotou somente 11, das 43 tentativas de pontos, os brasilienses passaram a frente com muita disposição. Foram 25 unidades adicionadas, dentre as 37 tentadas. O placar de 25 a 11 trouxe muita confiança e a virada que a equipe precisava.

O último quarto foi muito bem administrado e a vitória ainda veio. 20×14, fechando a partida em um total 81×67, com muita propriedade. Nunes foi o grande nome do Cerrado, anotando 28 pontos, em um total de 80% de aproveitamento. Esse foi o presente de aniversário de 34 anos do jogador candango.

Brasília Basquete vence em grande jogo coletivo, mas não sai da lanterna

O Brasília soube aproveitar bem as oportunidades e o entrosamento de seus atletas para garantir a vitória. Aqui, a equipe se impôs desde o início e, com um incrível segundo quarto, vencido por 30×11, o jogo ficou muito facilitado.

O primeiro quarto ficou bem disputado, com as duas equipes tentando bastante o ataque. Apesar de o Fortaleza ter tido um aproveitamento maior, 45,9 contra 39,6, foi o Brasília quem acabou a frente no placar, 19×17.

O show veio no segundo período. Dominando as ações do jogo, o time da casa se impôs, evitou a maioria dos ataque adversários e venceu o confronto nessa segunda parte. Foram 30 pontos, distribuídos entre seis jogadores diferentes, e Caio torres dominando com oito, 14 rebotes e uma diferença de 19 unidades. O tempo 49 a 28 e a vitória era questão de tempo.

O terceiro quarto até veio para assustar, mas não abalou os donos, que voltaram melhor na última etapa. A derrota por 23×21 a implacável vitória. Os Cearense chegaram a se animar e abrir o placar no último quarto, porém, o dia era mesmo do Brasília. A equipe virou e fez 17×16, fechando o jogo em 87×67.

Mesmo com a vitória, o retrospecto negativo da equipe ainda a mantém na última posição, com apenas três vitórias em 20 jogos.

Clássico Brasiliense agita a próxima rodada do NBB

No próximo dia 11, quinta-feira, o clássico brasiliense, entre as duas equipes marcará a rodada. Enquanto o Cerrado, como falado, ainda luta para se classificar, o Brasília luta para sair da incômoda lanterna do campeonato. A bola quica a partir das 20h, no Ginásio da Asceb, com transmissão da Esportes Brasília.

Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).

P