Basquete
Cerrado faz quarto período dos sonhos, bate o Campo Mourão e vence a segunda seguida
Escrito 4 anos atrás em
Por Gabriel Lima

Foto: Antonio Penedo/Mogi Basquete
Após vencer o inédito clássico candango na elite do basquete nacional, o Cerrado voltou a quadra na tarde desta sexta-feira e não fez feio. Em um jogo bem disputado, o esquadrão verde se sobressaiu no último quarto e, virou a partida e derrotou o Campos Mourão por 74×66. Douglas Nunes precisou de menos de quatro minutos para marcar dez pontos e liderar sua equipe no decisivo período.
Primeiro tempo disputado e Cerrado a frente no placar
Os primeiros dez minutos de jogo foram muito parelhos. Tanto que as duas equipes terminaram muito parecidas, empatando em 15×15. O time brasiliense tentou marcar mais pontos, foram 42 tentados, mas o Campos Mourão foi mais eficiente. Mas também, nem outra igualdade técnica. Os 38,5%, 15 em 39 unidades adicionadas, serviram para manter tudo igual. Até os rebotes foram semelhantes: 10 para cada lado.
No segundo quarto, o Cerrado cresceu, consideravelmente a sua eficiência nos arremessos. De 15 tentativas, 10 foram na cesta. Um aproveitamento de 64,5% dos pontos convertidos. Agora sim, uma diferença considerável no quesito – O CMB acertou apenas 39,5%. Apenas uma, entre sete tentativas de dois pontos, caiu. Porém, com as bolas de três caindo, foram sete só neste quarto, o placar ficou apertado, mas com os brasilienses a frente, 20×17. No primeiro tempo, 35×32.
Parte final do jogo com brilho do Cerrado e vitória dos brasilienses
A segunda etapa foi dividida. O terceiro quarto ficou com os paranaenses. Foram sete pontos de vantagem, em um momento em que o time contou com bons momentos de Cook, que anotou seis pontos e foi o cestinha do período.
Esqueça o jogo até aqui e foque apenas no ponto alto do jogo pelo lado do Cerrado. Com um basquete envolvente, a equipe foi para cima do Campos Mourão e foi muito feliz, principalmente nos arremessos de fora do garrafão. Só no fundamento, foram sete tentativas. Sete convertidas, 100% de aproveitamento. Com a mão bem calibrada, D. Nunes jogou apenas 3:54, mas o suficiente para anotar dez pontos. Von Haydin marcou todos os arremessos, ficando com cinco pontos.
Assim, os brasilienses viraram o jogo, voltaram a frente do marcador e ampliaram muito a vantagem. Só nesse período, foram 28 pontos, contra 16 dos adversários. Essas doze unidades de vantagem serviram para deixar uma vantagem em oito após o último sopro no apito. Ao final, 74×66 e uma grande vitória do Cerrado.
Com o triunfo, o representante do DF chegou a sua segunda vitória seguida e à terceira na competição, ocupando o 14º lugar no torneio nacional.
O próximo embate do esquadrão verde será duríssimo. A equipe mede forças contra o Corinthians, que está na 10ª colocação e ainda briga para entrar no super 8. A partida será disputada no próximo domingo, 10, às 19h, no ginásio Wlamir Marques.
Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).


Brasília receberá jogo pela terceira fase da Copa do Brasil

Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson
