Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Brasília Basquete vence Bauru fora de casa e confirma vaga na Copa Super 8

Time terminou primeira fase do NBB na quinta posição e vai enfrentar o Franca no torneio quadrangular

Escrito em

Foto: Andrews Clayton/Bauru Basket

Na noite desta segunda-feira (29), o Brasília Basquete venceu o Bauru Basket (SP) por 71×66, no Ginásio Panela de Pressão, em jogo que fechou o primeiro turno do Novo Basquete Brasil.

A equipe brasiliense impôs o jogo fora de casa e garantiu uma importante vitória, no jogo que fechou o ano de 2025.

Início Avassalador

O jogo começou com os visitantes muito ativos no ataque, girando bem a bola e criando boas oportunidades. O grande destaque do primeiro quarto foi o ala-armador Von Haydin, que veio do banco de reservas e fez com o que o Brasília abrisse uma larga vantagem.

Já a equipe do Bauru teve um primeiro período desastroso. Com muitas faltas e erros dentro do garrafão, o time da casa não conseguiu evoluir o jogo e teve um péssimo aproveitamento em arremessos, com apenas 27%. Com isso, o Brasília venceu o primeiro quarto por 23×10.

O segundo quarto começou com o Dragão acertando mais e impondo um jogo com um ótimo volume, trocando o estilo de marcação de maneira a atuar individualmente diante dos jogadores do time do Distrito Federal. O destaque do período foi o pivô Andrezão, que foi crucial para a reação da equipe paulista.

Já o Brasília corrigiu as ações e evitou o que poderia ser uma possível virada. Com isso, os elencos foram pros vestiários com o placar equilibrado: 36×30 para o Brasília Basquete.

Brasília Soberano

Na volta do intervalo, o Brasília dominou as ações ofensivas e aplicava um ritmo de jogo intenso, sem dar brechas para os paulistas terem qualquer reação. Assim, os candangos ampliaram a vantagem, que havia sido de 6, para 17 pontos, obrigando o técnico da casa a parar a partida e chamar a atenção.

O Bauru reagiu. As bolas de três finalmente começaram a cair e os paulistas encostaram no placar, mantendo-os vivos no jogo, com uma diferença de apenas nove pontos: 60×51 para o Brasília.

No período decisivo, o Brasília Basquete precisou de resiliência para conter o ímpeto final dos donos da casa e selar o triunfo. Apesar de ter sofrido um susto inicial com a pressão agressiva do Bauru, que tentou uma última investida nos minutos de abertura, a equipe brasiliense demonstrou maturidade para administrar a vantagem construída.

O grande destaque da etapa final foi o sólido jogo coletivo do elenco candango; o time se ajustou com precisão cirúrgica tanto no setor defensivo, fechando os espaços para as infiltrações paulistas, quanto no ofensivo, trabalhando a posse de bola com inteligência. Essa organização tática impediu que a vitória escapasse, garantindo o placar final de 71×66.

O Brasília Basquete volta às quadras apenas no dia 09 de Janeiro, contra o Rio Claro, no Ginásio Conta Simples Rio Claro. Já o Bauru Basket enfrenta o Basket Osasco, no dia 10 de Janeiro, no Ginásio Panela de Pressão.