Futebol
Estudo da Monks revela perfis de torcedores brasileiros na Internet
Escrito 3 horas atrás em
Por Lucas de Moraes

Crédito: Carlos Teixeira/Arquivo EB
A Monks Brasil, marca digital da S4 Capital, divulgou, nesta semana, o resultado de um estudo sobre a expansão do futebol brasileiro para o meio digital. Foram entrevistados mil torcedores de todas as regiões do país, com 77% de respostas positivas para o futebol como um dos maíores simbolos da cultura brasileira. O estudo identificou quatro identidades e perfis de marcas, clubes e empresas: Muito Além do Placar, Torcida Íntima, Bagunça Core e Neo-Fanáticos.
Começando pela identidade do Muito Além do Placar, são casos de identificação por meio de estéticas, valores e/ou posicionamentos, como no caso do Clube Laguna-RN (vegano) e o Venezia FC, da Itália. Enquanto isso, Torcida Íntima tem o caso de acompanhamento praticamente virtual, por meio de cortes, lives e podcasts, com 49% dos que foram classificados assim acreditando que a ausência física não diminuiu a intensidade.
Já no caso Bagunça Core, o evento futebol é visto como festa e imaginação coletiva, usando memes e microdramas para vivenciar a modalidade. Desses, 46% interpretam o futebol como entretenimento, com grandes eventos e fenômenos virais. Fechando com os Neo-Fanáticos, são aqueles que precisam acompanhar com a maior intensidade posível, com 69% preferindo ver o time campeão a ver a Seleção vencer.
Além da verificação dos tipos de identidade no futebol, a pesquisa também destacou o crescimento do futebol feminino como tendência, que procura se contrariar ao futebol masculino. A modalidade pode oferecer refúgio seguro e um lugar que não exija vigilância, com 78% das torcedores considerando o ambiente tradicoinal do futebol marcado por preconceito e machismo.
Segundo o estudo da Monks Brasil, as marcas passam a precisar a se reinventar, deixando estratégias únicas para trabalhar com modelos híbridos, que trabalham tanto com mídia tradicional quanto com criadores de conteúdo. Foi constatado também a participação relevante no cenário esportivo por meios de podcasts e criadores de conteúdo, com 35% dos Super Fãs pontuando que os dois personagens são mais relevantes que outras fontes de informação e análise.
Comunicador formado pela Universidade de Brasília. Faz parte da equipe há mais de sete anos e também tem passagens pelo Bora Soluções Esportivas.


Klesio Borges está de volta ao comando técnico do Paranoá

Estudo da Monks revela perfis de torcedores brasileiros na Internet







