Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

STJD confirma punição ao Brasiliense por invasão de campo na Série D 2022

Escrito em

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva confirmou, nesta quinta-feira (17), a punição ao Brasiliense por conta da invasão de campo nos acréscimos do segundo tempo do jogo diante do Nova Venécia/ES, pelas oitavas de final da Série D 2022.

O Jacaré já havia recorrido duas vezes, perdido nas duas instâncias, e agora, recorreu pela terceira e última vez ao Pleno do tribunal.

A advogada que falou em nome do Brasiliense alegou que o clube “adotou todas as medidas legais para que a partida ocorresse sem nenhum fortuito”. Ainda segundo a advogada, “as questões das bombas não têm nenhum indicativo que tenham sido arremessadas na torcida mandante”. Vale lembrar que cerca de 15 torcedores do Nova Venécia estiveram no estádio Abadião, em Ceilândia, para acompanhar o jogo.

“Na súmula o árbitro fala que a polícia os ajudou a sair de campo. O que poderia ser feito o Brasiliense fez. Caso entendam que deva ser punido de alguma forma, a defesa entende e pede a revisão do valor considerando um clube de Série D”, completou a advogada.

Mesmo assim, a procuradoria do STJD pediu a manutenção de todas as penas aplicadas ao Brasiliense, o que foi corroborado pelo auditor-relator e pelos demais auditores.

Com isso, o Jacaré segue multado em R$ 40.600 e ainda terá que cumprir a pena de mais quatro partidas sem a presença de público. O quinto jogo já foi cumprido, quando o clube empatou em 1×1 com o Vila Nova/GO pela Copa Verde, na reabertura do estádio Serejão.

Como essa foi a última instância, o clube não poderá mais recorrer no âmbito da Justiça Desportiva.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P