Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Nos acréscimos, Ceilândia conquista última vaga para o quadrangular semifinal do Candangão

Escrito em

Fotos: ceilandiaec.com.br e Igo Estrela/Metropoles

A tarde desta quarta-feira (21) foi emocionante. No dia dos 61 anos de Brasília, aconteceu a última rodada da segunda fase do Candangão. Capital e Ceilândia brigaram na reta final de jogo pela última vaga.

No Serejão, em Taguatinga, o Brasiliense recebeu o Capital. A coruja precisava vencer para confirmar a classificação, sem depender do resultado do estádio Abadião, onde o Ceilândia enfrentava o Santa Maria.

Contudo, quem abriu o placar foi o Jacaré. Aos sete minutos do segundo tempo, a defesa do Capital tentou afastar e saiu errado. Luquinhas dominou a bola pela esquerda, invadiu a grande área e rolou para Zé Love finalizar e anotar o sétimo gol no Candangão 2021, o primeiro e único do Brasiliense no jogo.

Zé Love marcou o gol da vitória do Brasiliense frente ao Capital – Foto: Igo Estrela/Metropoles

O empate em 0x0 no Abadião confirmava a classificação ao Capital. Mas o jogo começou a virar aos 26 minutos do segundo tempo. Igor Pato cruzou pela direita e a bola foi na medida para Klécio testar firme e abrir o placar para o Ceilândia.

O 1×0 favorável ao Gato Preto ainda classificava a Coruja. No Serejão, o Capital tentava finalizar, mas sem conclusão ao gol defendido por Edmar Sucuri. Enquanto isso, no Abadião, o Ceilândia seguia na pressão.

O árbitro Sávio Sampaio deu quatro minutos de acréscimo no Serejão. Quando o relógio marcou 46 por Taguatinga, a rede balançou no Abadião – o relógio, na Ceilândia, ainda marcava 43. Após troca de passes com Klécio, Matheus Silva invadiu a grande área e bateu cruzado na saída do goleiro do Santa Maria, anotando o segundo gol do Gato Preto.

Neste momento, a vaga seria definida pelo último critério de desempate: o sorteio. O gato preto estava empatado com a coruja em todos os demais critérios (gols pró, saldo de gols, pontos, cartões, entre outros).

A partir daí, o que se viu no Serejão nos dois minutos restantes da partida, foi um desespero do Capital em busca de arrancar o empate. Mas foi tarde demais: o jogo acabou em Taguatinga com a vitória do Brasiliense por 1×0.

Já na Ceilândia, o árbitro Leandro Almeida havia anotado seis minutos de acréscimo. O gato preto foi para o contra-ataque e conquistou a vaga aos 49 minutos. Andrézinho avançou pela direita e cruzou na grande área para Matheus Silva. O atacante dominou no peito e, sem deixar a bola cair, encheu o pé e mandou no canto inferior do goleiro Vavá. Era o terceiro do Ceilândia, para comemoração geral no Abadião.

Matheus Silva marca o gol da classificação do Ceilândia para o quadrangular semifinal – Foto: ceilandiaec.com.br

Com as vagas confirmadas de Brasiliense e Ceilândia, o quadrangular semifinal começa neste sábado. O gato preto recebe o Luziânia no estádio Abadião. Já o jacaré vai até a Vila Planalto para enfrentar o Gama no estádio Defelê.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P