Nó Tático
Confira cinco estaduais tradicionais que devem ser superados pelo Candangão em 2023
Escrito 2 anos atrás em
Paulo Martins
O campeonato de futebol do Distrito Federal já chama atenção para 2023. Com expectativa de clara igualdade, equilíbrio e competitividade como há bastante tempo não se via, o Candangão promete emoções nos gramados do quadradinho.
Com isso, listamos hoje um top 5 de estaduais tradicionais no futebol brasileiro que não devem ser melhores em relação à capital federal. Ah, lembro também que o melhor do Candangão 2023 você acompanha na Número 1 em Esportes, durante toda a competição. Agora, vamos à lista:
Catarinense
Os times do estado sulista são uns dos que vivem pior fase, em base na última temporada. O Avaí voltou à Série B, o Figueirense não subiu na Série C e a Chapecoense quase o foi fazer companhia.
Até mesmo o tradicional Criciúma estava na segunda categoria estadual. A rivalidade por lá é grande, mas futebol está carente como a muito não se via.
Paraense
Um torneio costumeiramente de dois times, que raramente conta com alguma surpresa. Os dois candidatos de sempre, também, vivem fases complicadas, compartilhando a Série C, sem de lá sair.
Se bem a categoria no aspecto nacional é maior, o páreo no DF tende a ser maior em relação ao berço dos maiores times da região Norte do Brasil, o Paysandu e o Remo.
Paranaense
Aqui, há algum tempo, o campeão sai de acordo ao gosto do Athletico. O Coritiba há muito não compete de igual para igual e aproveita oportunidades quando o Furacão usa a base.
Neste ano, não parece ser a escolha do técnico estreante Paulo Turra, efetivado no cargo após a saída do tutor Felipão para outro cargo. Tende a ser um campeonato de braçada para o CAP, surpreendendo ao mundo do futebol caso o resultado seja outro.
Pernambucano
Este é outro caso em que o rubro-negro tende a sobressair. Próximo do acesso à elite em 2022, o Sport é um dos fortes candidatos a subir e em seu cenário interno se depara com a decadência dos rivais.
Há algum tempo em queda livre, o Santa Cruz tende a focar para voltar a sair do buraco da Série D. Por outro lado, o Náutico procura arrumar sua imagem frente ao descenso para a terceira categoria nacional.
Potiguar
Ainda que não seja um dos mais vistosos entre a parte tradicional da mídia, é a maior disputa direta de títulos, com os gigantes ABC e América superando as 40 unidades históricas.
Entretanto, independente do feliz acesso do Mecão à Série C em 2022, o nível futebolístico preocupa em ambos times da capital do Rio Grande do Norte. Além do mais, a capital federal, por sua vez, tem mais concorrentes em relação aos solitários times de Natal.