Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

TJDFT suspende liminar do Real Brasília e estádio Ciro Machado pode ficar sem receber jogos

Escrito em

Foto: Patricy Albuquerque/Esportes Brasília

O Distrito Federal conseguiu, nesta terça-feira (06), na Justiça, derrubar a liminar que havia sido obtida pelo Real Brasília, que permitia a realização de partidas no estádio Ciro Machado, o Defelê.

Segundo o Agravo de Instrumento concedido pela desembargadora Diva Lucy de Faria Pereira, da 1ª Turma Cìvel do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, o Distrito Federal alega que o Clube de Vizinhança da Vila Planalto teria firmado, sem autorização do governo, um contrato de aluguel do estádio por cinco anos junto ao Leão do Planalto, cujo documento havia sido assinado em 22 de novembro de 2018. Ou seja, o contrato já teria perdido a validade.

Na decisão, a desembargadora ressalta que já havia sido determinada, em 2017, a desocupação da área pública que compreende o clube e demais comércios vizinhos, como restaurantes e uma academia. Além disso, a magistrada alega que, com a decisão judicial de desocupação em vigência, não poderia ter sido celebrado nenhum contrato de utilização do espaço.

Com isso, a juiza acatou os argumentos utilizados pelo Distrito Federal e deferiu a liminar, até o julgamento definitivo do caso, obrigando a desocupação dos comércios e do estádio Ciro Machado do Espírito Santo.

A reportagem da Esportes Brasília procurou a Federação de Futebol do Distrito Federal para comentar o assunto. Segundo a diretoria de Competições da entidade, a Federação não foi notificada da situação. Por conta disso, as partidas marcadas para o palco esportivo estão mantidas.

Também procuramos o Real Brasília, que sedia jogos no local. Por meio da assessoria de imprensa, a diretoria do clube disse estar ciente da situação e preferiu não dar mais posicionamentos.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P