Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Centros de Treinamento revelam novos talentos para o vôlei de praia do Brasil

Escrito em

O vôlei de praia foi incorporado ao programa olímpico na edição disputada em Atlanta/EUA, em 1996. Desde então, foram realizadas seis edições de Jogos Olímpicos e o Brasil conquistou medalha em todas elas, seja no feminino, seja no masculino. Tamanho potencial pode ser explicado pela extensa costa marítima brasileira, fazendo com que o esporte possa ser praticado em boa parte das praias do nosso país.

Dentre todo esse potencial, tem surgido um novo modelo de treinamento entre as duplas. Até aqui, era comum que cada dupla tivesse a própria estrutura, com os profissionais treinando individualmente. Porém, em alguns estados brasileiros, novas metodologias têm sido implantadas – e com sucesso. Ao invés de treinar as duplas separadamente, elas se juntam e passam a se preparar em conjunto.

Ricardo e Emanuel já passaram pelo CT Cangaço - Foto: Divulgação

Ricardo e Emanuel já passaram pelo CT Cangaço – Foto: Divulgação

Em João Pessoa/PB, na praia de Cabo Branco, está localizado um desses Centros de Treinamento. O CT Cangaço surgiu na capital paraibana na década de 2000. De lá pra cá, passaram por lá nomes como Ricardo, Emanuel e Zé Marco, entre outros grandes nomes do esporte. Um dos professores do local, Ernesto Souza conta como o projeto funciona. “O projeto atende cerca de 200 crianças entre 10 e 17 anos, das quais 10 treinam diretamente conosco aqui no CT e temos quatro duplas disputando o Circuito Nacional de vôlei de praia”, relata o treinador.

Álvaro Filho (E) é cria do CT Cangaço e conquistou título em Brasília no último domingo - Foto: Divulgação/CBV

Álvaro Filho (E) é cria do CT Cangaço e conquistou título em Brasília no último domingo – Foto: Divulgação/CBV

Uma dessas duplas conquistou o titulo da etapa de Brasília no ultimo domingo (clique aqui e leia mais). Álvaro Filho e Saymon é um dos times que treina na capital paraibana. Álvaro, inclusive, é cria do projeto. Natural da cidade, o jogador comenta que o projeto é a porta de entrada para muitos no esporte. “João Pessoa sempre foi um seleiro de grandes jogadores de vôlei de praia, o auge veio na década de 2000, mas depois veio um hiato por falta de apoio até aparecer o Giovanni Marques, que mudou o esporte paraibano”, conta o jogador.

Giovanni é diretor de vôlei de praia da Federação Paraibana de Voleibol (FPV) e faz parte da comissão técnica da Confederação Brasileira de Voleibol desde 1991, exercendo a função de organizar o Circuito Nacional, um dos mais fortes e concorridos do mundo. A gestão de Giovanni no vôlei paraibano fomentou torneios nas categorias de base, fazendo com que noves nomes surgissem no cenário nacional. Além de Álvaro Filho, Vitor Felipe e George foram alguns dos atletas que surgiram durante esse período.

Giovanni Marques é um dos responsáveis pelo voleibol paraibano - Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Giovanni Marques é um dos responsáveis pelo voleibol paraibano – Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

No entanto, ainda há projetos no Brasil pque não contam com toda essa estrutura. Localizado em São Cristóvão/SE, município há 25Km de Aracaju, o CT gerenciado pele ex-jogadora Cida Lisboa vive um capitulo diferente. O local recebe cerca de 60 crianças, entre 9 e 22 anos. De lá, duas duplas estão disputando o Circuito Nacional: Duda/Tainá e Sandressa/Victória.

O centro conta com uma academia e uma quadra e é bancado integralmente pela treinadora. “Eu mantenho o CT com a força de vontade que eu tenho. Os meus alunos pagam R$10 por mês, porque a maioria é de crianças de baixa renda. Eu tiro um pouco do meu tempo pra eles”, conta a treinadora.

Cida (E) e Duda Lisboa: exemplo de superação em São Cristóvão/SE - Foto: Igor Matheus/Portal Infonet

Cida (E) e Duda Lisboa: exemplo de superação em São Cristóvão/SE – Foto: Igor Matheus/Portal Infonet

O espaço foi construído sem o apoio nenhum e saiu do papel porque a treinadora pegou o dinheiro que ganhava das premiações do tempo de jogadora para construir o local. “Eu criei o projeto há 15 anos porque a cidade é pobre e tem poucas opções de lazer. Eu queria apenas dar algo para que as crianças pudessem ter o que fazer”, relata Cida.

E, graças à vontade das crianças e da boa vontade de Cida, com o objetivo de fornecer lazer para a região, estão surgindo grandes esperanças para o futuro do vôlei de praia brasileiro. Das quatro edições do campeonato brasileiro, categoria sub-21, todas as campeãs saíram do CT da Cida. A grande estrela é a filha Duda, que no ultimo ano, foi campeã mundial sub-21 na Suíça, ao lado da Ana Patrícia.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P