Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Brasília Vôlei perde para o Praia Clube Uberlândia no dia de aniversário de Fabiana

Escrito em

Depois de derrotar o Rio do Sul no ultimo sábado, na comemoração dos 20 anos de carreira da capitã Paula Pequeno, o Brasília Vôlei retornou ao Nilson Nelson para disputar mais uma partida pela Superliga Feminina.

Em jogo adiantado da sétima rodada do segundo turno, o time candango recebeu o Praia Clube de Uberlândia e saiu de quadra derrotada pelas mineiras por três sets a zero, parciais de 24×26, 20×25, 25×20 e 21×25, em 1h50min de partida. A oposta Ramirez foi eleita a melhor em quadra e levou o troféu Viva Vôlei, além de ter sido a maior pontuadora do confronto, com 25 pontos marcados.

A partida começou com um desfalque importante para o Brasília. A capitã Paula Pequeno sentiu dores no joelho esquerdo minutos antes do jogo e foi poupada pelo técnico Anderson Rodrigues. Desta maneira, Mari Hellen entrou no lugar. O jogo foi especial para a central Fabiana, do Praia Clube, que jogou a partida no dia do 32º aniversário.

Paula Pequeno desfalcou a equipe candanga minutos antes do jogo - Foto: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo

Paula Pequeno desfalcou a equipe candanga minutos antes do jogo – Foto: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo

O jogo tinha um peso, pois valia a terceira e quarta colocações na tabela. O Brasília teve diversas chances de até reverter os placares adversos, principalmente no primeiro set, quando teve três chances de fechar o set e não o fez.

A partir daí, o Praia se encheu de confiança e controlou o jogo até o final pra fechar a partida com vitória e permanecer na terceira colocação da Superliga Feminina. Para o técnico Anderson Rodrigues, a derrota no set inaugural – da forma que foi – mudou os rumos da partida. “Ali o ritmo do jogo seria outro, completamente outro. A gente precisava daquele set, era importante. Mas durante todo o jogo tivemos altos e baixos, erramos coisas que a gente não pode errar e continuamos errando, mas faz parte de um processo”, analisou o treinador.

Treinador da equipe vencedora, Ricardo Picinin também destaca a virada no set como fundamental para vitória no jogo, mas reitera que o time de Brasília não se abateu tanto assim depois do revés sofrido. “Uma virada daquela no final do set é importantíssima, a equipe cresce abate um pouco a equipe adversária. Mas são jogadoras experientes, já viram a chave quando troca o set, é muito difícil delas se abalarem por completo”, completou Picinin.

O JOGO

O primeiro set começou com o Praia Clube mais efetivo no bloqueio, abrindo 5×2 no placar. Contudo, o Brasília devolveu na mesma moeda. Depois de uma passagem de Amanda no saque, a equipe engatou uma boa sequencia de bloqueio pra empatar o jogo em 5×5. O jogo continuou igual até a reta final, quando a equipe mineira abriu três pontos de vantagem, em 18×15. Mais uma vez, o time da casa conseguiu chegar ao empate no set, demonstrando um bom volume de jogo e eficiência nos contra-ataques. O Brasília Vôlei chegou a ter três set points, mas viu a equipe mineira fechar o set por 26×24, em 28min.

Brasília Vôlei bem que tentou, mas o trio Claudinha, Fabi Claudino (C) e Ramirez dominou o jogo e deu a vitória ao Praia Clube Uberlândia - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Brasília Vôlei bem que tentou, mas o trio Claudinha, Fabi Claudino (C) e Ramirez dominou o jogo e deu a vitória ao Praia Clube Uberlândia – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Com a virada no primeiro set, o Praia Clube se encheu de confiança e veio com tudo no começo do segundo set. Mas a equipe de Brasília, mesmo depois do revés na parcial anterior, conseguiu se manter vivo no jogo, mesmo com as mineiras sempre à frente do placar. O momento decisivo no set veio quando o time mineiro vencia por 16×14 e disputou o rally mais longo do set. Com isso, caminhou a passos largos para fechar o segundo set por 25×20, em 26min.

O terceiro set começou com as duas equipes mostrando um volume de jogo impressionante, pois a bola – simplesmente – não caía. O Praia estava querendo fechar o jogo e levar três pontos pra casa. Do outro lado, o Brasília Vôlei queria postergar o jogo ao máximo que pudesse. E o time candango conseguiu reverter um marcador de 18×15 para fechar o set por 25×20, em 28min, e levar o jogo para o quarto set.

O quarto set começou com o Brasília melhor e animado com a vitória no set anterior. Consequentemente, foi para cima do time mineiro. O Praia conseguiu ficar em igualdade e o técnico Anderson Rodrigues fez uma alteração durante o set, sacando Mari Hellen e colocando Sabrina, para felicidade dos mais de 1,9 mil torcedores do Nilson Nelson. No entanto, a mudança não fez efeito e as mineiras controlaram toda a parcial para fechar o set por 25×20, em 30min, e o jogo por três sets a um.

Derrota não tirou o quarto lugar do Brasília Vôlei da Superliga Feminina - Foto: Carlos Teixeira/EB

Derrota não tirou o quarto lugar do Brasília Vôlei da Superliga Feminina – Foto: Carlos Teixeira/EB

Na próxima rodada, o Brasília Vôlei recebe a equipe do Fluminense. O jogo acontecerá no dia 02 de fevereiro, às 22h, no ginásio do Sesi de Taguatinga Norte.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P