Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Brasília Vôlei é ineficiente no contra-ataque e perde para o Minas em Taguatinga

Escrito em

Na noite desta terça-feira (14), o Brasília Vôlei recebeu o Camponesa/Minas em partida válida pela sexta rodada do returno da superliga feminina. O confronto valia a quarta colocação na tabela e a equipe mineira venceu o jogo por três sets a um, com parciais de 15×25, 26×24, 15×25 e 13×25, em 1h30min de partida.

A oposta Hooker foi eleita a melhor da partida e ficou com o troféu Viva Vôlei. Com o resultado, o Minas foi a 33 pontos e assumiu a quarta colocação, enquanto o Brasília, com 32, caiu para a quinta posição na tabela.

O público fez um grande papel e lotou as dependências do ginásio do SESI de Taguatinga Norte. Esse é o terceiro confronto entre as duas equipes na temporada e, até agora, cada equipe tem uma vitória. A ultima partida foi no dia 17 de janeiro pelas quartas de final da Copa Brasil, com vitória do Minas por três sets a zero. Já no primeiro turno da Superliga, foi o Brasília quem venceu pelo mesmo placar.

Ataque do Brasília Vôlei não funcionou e time perdeu uma posição na tabela da Superliga Feminina - Foto: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo

Ataque do Brasília Vôlei não funcionou e time perdeu uma posição na tabela da Superliga Feminina – Foto: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo

O JOGO
O técnico Anderson fez uma alteração em relação à equipe que vem iniciando as partidas. A oposta Sabrina entrou no lugar de Andrea. O motivo foi especificamente técnico, já que a jogadora não tem nenhuma lesão constatada. O Brasília iniciou a partida com a levantadora Macris, a oposta Sabrina, as ponteiras Paula Pequeno e Amanda, as centrais Vivian e Roberta e a libero Silvana.

O primeiro set começou com a equipe do Minas muito forte no bloqueio, com três pontos em cima da oposta Sabrina. Abrindo 6×1 no início da parcial, o técnico Anderson Rodrigues pediu o primeiro tempo técnico do set para tentar corrigir os erros candangos. O time de Belo Horizonte continuou se impondo principalmente no bloqueio e nos erros do Brasília e viu a diferença aumentar ainda mais.

A equipe mineira, contando com a maior bloqueadora da Superliga, a central Mara – que até o inicio da partida havia pontuado 51 vezes nesse fundamento -, fez diferença e o Camponesa/Minas usou desse fundamento para mandar no set e fechar a parcial por 25×15, em 20min.

No segundo set, o jogo começou a ser mais igual. O Brasília conseguiu ser mais efetivo no saque e na virada de bola pra conseguir abrir uma pequena vantagem de 14×11. A equipe mineira logo empatou a partida em 14×14 após uma boa passagem da Rosamaria pela rede.

O time da casa conseguiu abrir – mais uma vez – em 19×16 depois de uma boa sequencia de contra-ataques. A equipe de Belo Horizonte empatou novamente a parcial e contou com um erro de Brasília e um ponto de bloqueio para abrir 22×20 na reta final do set. O Camponesa/Minas chegou a ter o set point no 24×23, mas o Brasília salvou com o ataque de Paula Pequeno e depois fechou o set por 26×24, em 30min, depois de um ponto de bloqueio de Macris, empatando o jogo em um set a um.

Amanda foi uma das destaques do Brasília Vôlei no jogo desta terça-feira - Foto: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo

Amanda foi uma das destaques do Brasília Vôlei no jogo desta terça-feira – Foto: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo

O terceiro set parecia um dejá vu do primeiro set. O Minas sacou bem e contou com o passe quebrado do Brasília pra abrir 5×1 logo no inicio da parcial. No meio do set, o técnico Anderson Rodrigues fez uma mudança de oposta, colocando Lê no lugar de Sabrina. A mudança pouco alterou o panorama do set. Brasília continuou falhando, dificultando a virada de bola. Outra mudança no Brasília durante o set foi a troca de levantadoras, saindo Macris e entrando Vivian Lima. A vantagem do Minas, porém, já estava em 20×10, e as visitantes apenas controlaram o final do set para fechar a parcial em 25×15, em 21min, e abrir dois sets a um no jogo.

No quarto set, o técnico Anderson Rodrigues retornou com as jogadoras que iniciaram a partida. A equipe candanga, mesmo assim, continuou cometendo muitos erros, chegando a ser até um pouco apática no começo da parcial, vibrando pouco e viu o Minas abrir 7×3 no set. Durante a parcial, o técnico do Brasília trocou as duas centrais: saíram Vivian e Roberta e entraram Larissa e Ana Paula.

Mas o passe do Brasília não saiu e as centrais pouco participaram da partida. Com o jogo marcado, as mineiras conseguiram abrir ainda mais vantagem em 11×6. A levantadora Macris, nas poucas vezes que conseguiu acionar as centrais, facilitava a ida das mineiras, que conseguiam pontuar no bloqueio. A partir da ineficiência do Brasília no ataque, o Minas conseguiu administrar o restante do set, para fechar a parcial por 25×13, em 19min, e fechar o jogo por três sets a um.

O Brasília Vôlei volta à quadra na sexta-feira de carnaval (24), às 21h30, contra o Rio de Janeiro pela nona rodada do returno. O jogo será no ginásio do SESI em Taguatinga e terá transmissão da Esportes Brasília.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P