Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Brasil passa com tranquilidade por Camarões na abertura do pré-Olímpico de vôlei feminino

Escrito em

Enviada especial a Uberlândia/MG

Na tarde desta quinta-feira (1), a seleção brasileira feminina de vôlei iniciou a caminhada em busca de uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem. Jogando no ginásio do Sabiázinho, em Uberlândia (MG), a equipe comandada por José Roberto Guimarães abriu o qualificatório contra Camarões e não teve dificuldades para vencer o time africano por três sets a zero, com parciais de 25×14, 25×13 e 25×16.

O jogo desta quinta ficou marcado pelo retorno de algumas jogadoras importante para a equipe brasileira, como é o caso de Tandara, Carol e a líbero Suellen. Para o treinador da seleção brasileira, José Roberto Guimarães, a volta das meninas vem após uma boa sequencia de treinos em Saquarema e agora precisa apenas adquirir ritmo de jogo.

“Elas vem se apresentando bem durante os treinamentos, mas o clima do jogo é diferente. Por isso eu tentei colocar o máximo possível de jogadoras porque nós vamos precisar de todo mundo”, explicou o treinador.

Uma jogadora, porém, não entrou em quadra. A capitã Natália é motivo de cautela, mas nada que preocupe muito. “A Natália eu pretendo usar neste torneio, no treinamento da manha (1) ela fez uns saltos e eu optei por não colocar ela em quadra hoje por estar fria, quis preserva-la para não correr risco de aparecer uma nova lesão”, completou o técnico.

No dia 22 de maio de 2019, a seleção brasileira fez a segunda partida na Liga das Nações contra a República Dominicana e perdeu por três sets a um. Naquela partida, Gabi foi a maior pontuadora do Brasil com 29 pontos. Desde então, o técnico José Roberto vem batendo na tecla na importância de que mais jogadoras assumam a responsabilidade no ataque. Na partida de hoje, três jogadoras fizeram mais de 10 pontos, caso de Gabi com 15, Tandara, com 12, e Lorenne, com 11.

O treinador afirmou que esse é o caminho para a melhora do jogo coletivo do Brasil. “O caminho é descentralizar o jogo em cima da Gabi, o que aconteceu principalmente no segundo jogo da Liga das Nações contra a República Dominicana, onde a Gabi foi extremamente acionada, ela atacou quase 70% das bolas do time, tínhamos uma competição inteira para realizar. Eu estava muito preocupado com ela, aos poucos o time foi distribuindo, Paula Borgo, Lorenne e Amanda foram melhorando e agora com esse time a Tandara chegou para ajudar porque ela é outro ponto de força, você distribuindo o jogo fica mais difícil para o adversário marcar”, finalizou o treinador.

Brasil venceu a seleção camaronesa. em menos de uma hora. Jogadora Nati foi poupada por José Roberto Guimarães – Foto: Patricy Albuquerque/Agência EB

O JOGO

No primeiro set, o Brasil começou abrindo 4×1 após um ponto de ace da Tandara e um contra ataque convertido pela Gabi. As camaronesas empataram em 5×5 após dois erros consecutivos da equipe brasileira. O Brasil voltou a abrir vantagem e chegou no primeiro tempo técnico, vencendo em 8×5. O time brasileiro chegou a parada obrigatória com uma vantagem ainda maior, em 16×10, após um ponto de ataque da Gabi. Com bastante tranquilidade, o Brasil venceu o set por 25×14 e abriu um set a zero na partida.

No segundo set, a seleção brasileira começou abrindo 4×0 após um ace da Tandara. A vantagem aumentou para 9×5 após um contra ataque aproveitado pela própria Tandara. Brasil chegou ao segundo tempo técnico vencendo por 16×7 após um ponto de ataque da Bia. Com mais uma parcial bem tranquila para as brasileiras, o time da casa venceu a parcial por 25×13 e abriu dois sets a zero.

No terceiro set, o Brasil começou abrindo 4×1 após um ponto de ataque da Bia. A seleção dominicana virou a parcial em 6×4, mas o Brasil virou o placar em 7×6 logo em seguida. Comandando o placar de novo, o time brasileiro chegou ao primeiro tempo técnico vencendo em 8×7 após um ponto de ataque da Gabi. As dominicanas encaixaram dois bloqueios seguidos e diminuíram a diferença para 13×12. Mas o Brasil voltou a abrir e fez 16×12. Com o set controlado, a seleção brasileira venceu o set por 25×20 e venceu a partida por três sets a zero.

Brasil venceu Camarões por 3 sets a 0 na abertura do Pré-Olímpico de vôlei feminino, em Uberlândia – Foto: Patricy Albuquerque/Agência EB

A seleção brasileira retorna a quadra nesta sexta-feira (02), às 14h15, contra a equipe do Azerbaijão, no ginásio do Sabiazinho. Na sequencia, a seleção camaronesa enfrenta as dominicanas.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P