Siga Nossas Redes Sociais

Rio 2016

Tocha Olímpica chega ao Brasil

Escrito em

A tocha olímpica já está entre nós. A lamparina com o fogo aceso em Olímpia/GRE desembarcou em Brasília por volta das 6h45 desta terça-feira (03), vindo de Lausanne/SUI. Após o desembarque, o fogo olímpico seguiu para o Palácio do Planalto, onde foi entregue pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, à presidenta da República, Dilma Rousseff.

“A chama olímpica chega na sua nova casa, o Brasil, trazendo um sentimento de união, inclusão e paz. O Rio de Janeiro organiza os Jogos na hora certa. Nenhuma cidade no mundo – e isto será demonstrado como é – está tendo a transformação que o Rio teve”, ressaltou Nuzman.

“Eu, hoje, conclamo todos os brasileiros para festejar o esporte, a juventude e a competência. Vamos construir um futuro melhor, que nós merecemos. O Rio está pronto para entrar para a história”, finalizou o presidente do COB.

Presidenta Dilma Rousseff acende pira e, em seguida, a primeira tocha olímpica em solo brasileiro - Foto: Divulgação/Ministério do Esporte

Presidenta Dilma Rousseff acende pira e, em seguida, a primeira tocha olímpica em solo brasileiro – Foto: Divulgação/Ministério do Esporte

O nadador Thiago Pereira, medalhista em Londres/ING, em 2012, também discursou no Palácio do Planalto e ressaltou a maneira como os esportistas brasileiros estão enxergando os Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Estou indo para a quarta Olimpíada e tendo uma oportunidade de competir no estado onde nasci. Queria passar a mensagem de que, todos nós nos preparamos como nunca. Vamos lutar muito, nadar muito, correr muito, jogar muito, brigar por cada gota de suor ou centésimo de segundo para obter o melhor resultado para o Brasil”, afirmou.

“Deixamos claro num momento como hoje: a coisa mais importante não é vencer, é participar. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem”, completou o atleta, sob aplausos.

Após a cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff acendeu uma pira e, de lá, acendeu a primeira tocha em território brasileiro, entregue logo em seguida para a jogadora de vôlei, Fabiana Claudino. “É um momento histórico e me sinto muito orgulhosa”, disse.

Fabiana Claudino foi a primeira brasileira a conduzir a tocha em solo brasileiro - Foto: Divulgação/Ministério do Esporte

Fabiana Claudino foi a primeira brasileira a conduzir a tocha em solo brasileiro – Foto: Divulgação/Ministério do Esporte

Em seguida, alguns atletas ainda carregaram a tocha, como Paula Pequeno, jogadora do Brasília Vôlei, o corredor Vanderlei Cordeiro de Lima e o surfista Gabriel Medina.

“É uma vida de dedicação. A gente sabe o que passa, o que fez. Não me arrependo e faria tudo de novo. Hoje é um marco do reconhecimento pelo que fizemos pelo esporte. Esse momento será inesquecível na minha vida”, contou Paula Pequeno.

A tocha seguiu até a Ponte JK por volta das 11 da manhã. Até o fim do dia, ela ainda passará pelo SIA, Taguatinga, Riacho Fundo I, Candangolândia, até voltar à Esplanada dos Ministérios, onde será recebida pelos cantores Diogo Nogueira e Daniela Mercury, que farão shows gratuitos a partir das 16h.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P