Siga Nossas Redes Sociais

Outros Esportes

Futebol americano ganha apoio no Congresso Nacional

Escrito em

Rômulo Maia, especial para a Esportes Brasília

A Câmara Federal recebeu nesta quarta-feira (26) diversos jogadores, presidentes de federações, especialistas e também amantes do futebol americano para discutir sobre o desenvolvimento da modalidade e o futuro no Brasil. A audiência teve a presença de Antony Curti, comentarista esportivo da ESPN, e do jogador Durval de Queiroz, chamado por todos de Duzão. A discussão sobre o tema foi um pedido do deputado Júlio Cesar (PRB-DF) e contou com apoio da deputada Greyce Elias (AVANTE-MG), que é prima do jogador Duzão.

O Presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, Ítalo Mingoni, apresentou um vídeo explicativo sobre como funciona o futebol americano e sobre o plano de desenvolvimento que será feito nos próximos anos. Durante a explanação, Ítalo afirmou sobre a necessidade de valorizar os atletas e buscar uma liga forte: “Queremos montar uma liga forte, e valorizando os atletas que nela competirem, é uma das formas que podemos buscar essa valorização e tentar que mudanças aconteçam e passem a olhar mais por nós”, finaliza.

A diretora do Tubarões do Cerrado, Paula Chiarotti, comentou sobre as dificuldades que as mulheres têm no esporte e agradeceu aos atletas do masculino que ajudam em seus treinamentos: “Se vocês acham que é difícil para vocês, imagina para nós que somos mulheres, como diretora e jogadora sei bem como são os dois lados. Hoje temos que agradecer o apoio que os jogadores do masculino nos dão, eles são muito importantes para que a gente possa conseguir praticar o futebol americano”, completa.

O também atleta Felipe Marques agradeceu o apoio aos atletas: “Hoje estamos dando mais um passo para a evolução do futebol americano, é mais um dia pra quebrar barreiras contra o preconceito que alguns tem contra o esporte. Acreditamos que o governo nos ajudara com programas de incentivo ao esporte, e que futuramente teremos outros talentos do país chegando a liga mais importante do mundo que é a NFL”, conclui.

O comentarista Curti falou sobre a evolução que o esporte teve até hoje e se mostrou confiante em um futuro melhor: “No passado a gente não tinha praticamente nenhum avanço, nem mesmo os equipamentos a gente não sabia importar, e minha mãe me dizia: você é alto, por que ao invés disso não vai jogar basquete? Mas eu acreditei, e hoje fico feliz em ver como o esporte evoluiu, como as coisas estão melhores para quem quer praticar a modalidade hoje em dia”. Ele ainda comentou sobre a falta de apoio público: “A raiz da palavra amador é amor, e quem joga hoje são verdadeiros heróis, pois não existe nenhum incentivo público, tudo é feito pelo amor e com ajuda apenas da iniciativa privada. Hoje, a maioria dos atletas além de não receber nada pagam pelo próprio equipamento”, destaca.

O jogador Duzão se diz muito feliz pelo evento e prometeu sempre ajudar na evolução da modalidade: “Sou um jogador que está chegando no topo da modalidade, que é a NFL, mas que nunca esquecerei que comecei aqui no Brasil, enfrentando as mesmas dificuldades que vocês, e posso aqui garantir que sempre que possível, irei estar presente na luta por locais mais dignos para praticar o futebol americano e por mais valorização aos nossos atletas”, explicou.

Foto: Reprodução/TV Câmara

Durante a audiência pública, foi discutida a criação de dois projetos que podem ajudar no futuro da modalidade: o primeiro seria para diminuir ou deixar totalmente sem impostos os equipamentos que são importados para a prática do futebol americano aqui no Brasil, sendo essa uma forma de facilitar a prática para pessoas que não podem pagar por um equipamento caro. A outra proposta é criar um dia nacional do futebol americano, para que o futuro da modalidade e outras melhorias possam ser discutidas com mais frequência.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P