Siga Nossas Redes Sociais

Outros Esportes

Definido o percurso da Tocha Olímpica em Brasília

Escrito em

No próximo dia 03 de maio, Brasília iniciará o percurso da tocha olímpica. O trajeto em solo candango foi divulgado na manhã desta terça-feira (19) pelo governador Rodrigo Rollemberg e pela secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros. A tocha olímpica vai passar por cinco regiões administrativas e mais 15 pontos turísticos, somando 105 quilômetros.

“As pessoas terão a oportunidade de conhecer lugares lindos. Não vamos esgotar tudo o que temos de belo, mas é uma oportunidade para que turistas do mundo todo tenham vontade de conhecer nossa cidade”, assegurou Rollemberg.

Segundo Leila, para o planejamento sair do papel, foi primordial considerar as características de Brasília até as exigências dos organizadores dos jogos. “Levamos em conta o tempo do revezamento, com previsão de início às 10h30 e término às 20h30, e o compromisso de colocar o máximo de pontos turísticos da cidade. Também pensamos no acesso da população a esse momento histórico”, concluiu.

Anúncio foi feito no Palácio do Buriti, a 110 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016 - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Anúncio foi feito no Palácio do Buriti, a 110 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O percurso começará na rampa do Palácio do Planalto por volta das 10h30. Depois, o fogo olímpico chegará — conduzido por comboio — ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, palco dos dez jogos de futebol agendados na Capital.

Na sequência, a tocha olímpica será levada para o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral. De lá, segue para o Setor de Indústria e Abastecimento por volta das 14 horas. Duas horas mais tarde, o símbolo olímpica deverá fazer um tour no Riacho Fundo I.

A primeira parada na região será no Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Distrito Federal. A previsão é que a tocha chegue ao espaço esportivo do governo de Brasília às 16h50. Depois, o símbolo dos Jogos retornará ao Plano Piloto.

Em seguida, a tocha olímpica passará pela Igrejinha, obra do arquiteto Oscar Niemeyer, pouco antes das 18 horas. O revezamento a pé vai ser reiniciado na altura da L2, em frente à 616 Sul, em direção à Rodoviária do Plano Piloto.

Antes de chegar no seu destino final, o fogo olímpica será levado de carro até a pista do Parque da Cidade, perto do Ana Lídia. Ponto em que o comboio reassumirá e transportará o objeto até o Memorial JK e o Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental.

Por fim, o fogo olímpico chegará a Esplanada por volta das 20h20, onde o percurso será praticamente todo a pé. Do museu indígena, um ciclista levará a chama pública até a área em frente à Torre de TV e a passará para um condutor a pé, que rodeará a fonte.

Outro partirá então para o gramado central da Esplanada dos Ministérios, nas proximidades da Biblioteca Nacional de Brasília, local em que a tocha será repassada ao último condutor, que a entregará em palco montado para celebração, com programação a ser divulgada posteriormente.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P