Siga Nossas Redes Sociais

Institucional

EDITORIAL: Juntos pelo Candangão?

Escrito em

Finalmente, depois de 78 jogos, chegamos à grande final do Candangão 2018. Brasiliense e Sobradinho começam a decidir o grande campeão do certame local neste sábado (31), à tarde.

O jacaré foi o terceiro colocado na primeira fase. O Sobradinho ficou com o quarto lugar. Será um duelo de grandes nomes da competição. De um lado, o jacaré tem nomes de renome – desculpem o trocadilho – no elenco, caso de Nunes, Reinaldo e Romarinho, além de ser o atual campeão. Do outro, um leão da serra que vem fazendo um bom trabalho desde 2017, que é coroado com a grande final e terá consequências ainda maiores em 2019.

Tudo isso foi divulgado e teve a cobertura em 2018 de sete emissoras de rádio do Distrito Federal, sendo apenas uma comercial, duas comunitárias e quatro emissoras que veiculam as transmissões pela internet. Isso sem contar as diversas emissoras de Formosa e Paracatu que acompanharam as equipes do entorno do DF.

Os clubes também investiram em veículos on-line, caso de Brasiliense e Luziânia, que fizeram transmissões pelas plataformas sociais, em modo áudio, para levar as emoções dos jogos aos torcedores.

O que deixa triste é que tudo isso não teve imagem ao alcance de todos. Até 15 dias atrás, não se sabia onde seria disputada a grande final do Candangão 2018. Por conta do Fórum Mundial da Água, os artigos 5 e 7 do regulamento do campeonato não seriam cumpridos: as finais não poderiam acontecer no Mané Garrincha.

Na tarde desta quarta-feira (28), enquanto Ceilândia e Sobradinho jogavam no Abadião, a informação foi confirmada pela FFDF: os jogos da final serão disputados no principal palco do futebol local. Até aí, o regulamento estava sendo cumprido normalmente, como nunca antes havia acontecido.

No entanto, o parágrafo único do artigo 19 do regulamento não será cumprido: as duas partidas da grande final não serão exibidas pela emissora detentora de direitos de transmissão. E é aí que queremos chegar.

Quais as medidas que a FFDF vai tomar por conta do descumprimento deste regulamento?

Desde 2014, quatro emissoras de televisão que operam on-line estão tentando obter autorização para transmitir as partidas do Campeonato Brasiliense. Todos negados nos últimos anos.

O nosso desejo, como de todos os outros sites, é de poder levar a imagem do campeonato até você, que nos acompanha aqui e na rádio. Até onde sabemos, o contrato de transmissão se encerra em 2018.

O Campeonato Brasiliense tem tudo para se tornar um campeonato com muito mais visibilidade. Há o interesse de um dos lados. E do outro?

Basta isso para que todos nós possamos estar juntos pelo Candangão.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P