Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Unaí sobre fala de Ibaneis: “Tente ser mais participativo e busque a verdadeira história do futebol do DF”

Escrito em

Em nota oficial do Unaí Esporte Clube, divulgada nesta quinta-feira, o presidente do clube, Major Elias, refutou o argumento do Governador de Brasília, Ibaneis Rocha, de que o DF não tem grandes clubes de futebol. Ele falou sobre o esforço coletivo dos clubes e da Federação de Futebol do Distrito Federal em melhorar o futebol regional e das pessoas que são beneficiadas com o esporte.

Nessa mesma semana, em entrevista ao Jornal de Brasília, Ibaneis falou que Brasília não tem grandes clubes e que os dirigentes da CBF não dão previsão alguma sobre a volta do esporte em âmbito nacional. A resposta foi dada aos jornalistas Lindauro Gomes e Rudolfo Lago, que perguntaram sobre o que o governo pensa sobre o setor esportivo, lembrando de algumas semelhanças com o setor cultural.

No começo do texto, é ressaltado que, para as pessoas que não vêem o impacto positivo do esporte na vida, o custo é alto mesmo. Foi citado, ainda, que a fala do governador incomodou o clube, tendo em vista todo o trabalho feito em prol do esporte no Distrito Federal, mesmo que Unaí pertença a outro estado. No caso, Minas Gerais, mas a sede oficial da equipe fica na Capital Federal.

Vale lembrar que o esporte está parado em todos os cantos do mundo e muitas equipes estão passando por dificuldades financeiras por conta da pandemia de COVID-19.

No final da nota, são lembradas as diversas famílias que ganham financeiramente com o futebol, direta e indiretamente, e todos que trabalham dentro do clube, inclusive atletas de diversas idades e das categorias masculino e feminina. Além disso, cobra-se uma maior participação do político na área, após apontar a falta de grandes equipes na modalidade.

Apesar da infeliz fala, lembramos que, até o começo da situação decorrente da pandemia, Brasília tem recebido grandes eventos esportivos, entre eles o Mundial Sub-17 de futebol, o Grand Slam de Judô, a Copa Mundial de Triatlo, o UFC, pela segunda vez na história da cidade, e algumas modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Confira a nota na íntegra:

“Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal!!

Gostaríamos de fortalecer junto a vossa excelência que a Federação do Distrito Federal e os clubes filiados, tem trabalhado incessantemente para a massificação da modalidade no DF, exercendo o incentivo à juventude do nosso estado quanto, saúde, interação, educação, e principalmente a socialização através do futebol.

Como o senhor mesmo sabe, a manutenção da modalidade de futebol custa caro para quem não enxerga o quanto ela é benéfica na vida sedentária de muitos jovens e pessoas.

Infelizmente nos sentimos apequenados na sua fala, entristecidos quanto ao nosso líder pela expressão desmotivadora a todos nós que tanto ajudamos o esporte estadual em vários fatores.

O Futebol é sim uma ajuda a população, ele direciona uma grande parcela da juventude ociosa e que muitas vezes se perdem pela violência, nas drogas e temos um papel educacional muito importante quanto a vários fatores que o senhor esqueceu de abordar.

Se o senhor envergasse a nossa camisa em seus ombros, talvez analisasse diferente o que falou e não teria nos mencionado irresponsavelmente.

Tente enxergar o futebol como válvula de escape social para uma sociedade sofrida, carente e amante de um esporte tão nacional, reforce o futebol e o esporte do nosso DF para a salvação de uma juventude que a cada dia busca mais ajuda de psicólogos, terapeutas e médicos.

Talvez o senhor não saiba que o futebol Candango conta com uma grande parcela da juventude disputando competições oficiais e também somos um grande meio de sustento de muitas famílias, pois geramos renda familiar para profissionais que sobrevivem direta e indiretamente do futebol e principalmente atletas que vivem buscando um lugar ao sol com muitas dificuldades.

Temos milhares de pessoas trabalhando e se dedicando em todas as categorias desde crianças até o adulto (masculino e feminino) que disputam as competições oficiais da FFDF.

Já que o senhor teve uma colocação equivocada no sentido de dizer que somos pequenos perante a todos em suas palavras e visão tente colaborar mais, ser mais participativo, buscar conhecer a verdadeira história do futebol do Distrito Federal e principalmente tente ser mais um ponto positivo para o crescimento do futebol e do esporte em geral do DF.

MAJOR ELIAS ANDRADE
Presidente do Unaí Esporte Clube”

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P