Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Um balanço geral dos times para o Candangão 2017

Escrito em

A partir de 4 de fevereiro do próximo ano, 12 times vão em busca do 42º título do Campeonato Brasiliense de futebol. As equipes começam a montar os elencos e contratar jogadores. O último time a se apresentar foi o Gama, na última segunda-feira (13).

A maior novidade está no Atlético Taguatinga, cujo goleiro foi anunciado nesta terça-feira (14). Confira a movimentação das equipes.

ATLÉTICO TAGUATINGA: O clube será comandado por Davi Lima. Os reforços confirmados são o zagueiro Jesiel, lateral Ronaldo e o atacante Kássio, vindo do futebol de Tocantins. Jogadores do sub-20 serão aproveitados, caso de David e Igor Schimaltz. A apresentação oficial será dia 3 de janeiro. A mais nova contratação é o goleiro Léo, que em 2016, defendeu o Sobradinho.

BRASÍLIA: Com a saída do empresário Luiz Filipe Belmonte, o clube será comandado por Christian Ramos. O elenco começa os trabalhos no próximo dia 19 de dezembro. A base do time é a que atuou pelo Santa Maria, no Candangão 2016. Chegaram o meia Jefferson e os atacantes Braytiner e Pedrinho.

BRASILIENSE: O jacaré brasiliense se apresentou dia 21 de novembro. Luiz Carlos Souza é o treinador. Edmar Sucuri e Aldo, ex-Luziânia, o goleiro Pereira, zagueiro Wallace, lateral Gabriel, atacantes Malaquias e Nunes, os meias Hériclis e Souza, além de outros reforços chegaram ao time amarelo. O primeiro amistoso foi diante do sub-20 do Paranoá, com vitória por 4×0. Neste sábado (17), a equipe encara o time sub-20 do Vila Nova/GO, que vai jogar a Copa São Paulo.

CEILÂNDIA: Depois do vice-campeonato candango e a boa campanha na série D, a expectativa é que o gato Ceilândia possa vir forte em 2017. Adelson de Almeida será o treinador. A diretoria anunciou os retornos de Romarinho, Jefferson, Marcelo, Gilmar Erê e David. Também estarão à disposição do treinador os atletas: Badhiuga, Elivelto, Luan, Formiga, Matheuzinho, Filipe Cirne, Artur, Weverton, Dudu Lopes, Andre Nunes e Didão, além dos contratados Maycon Paixao e Bertolucci, Tartá e Alanzinho.

FORMOSA: A diretoria do clube goiano já anunciou o treinador para a próxima temporada. Trata-se de Carlos Nunes, de 51 anos, que já comandou diversas equipes nos estados do Paraná e Rio de Janeiro. O volante Kalil já está confirmado no verdão goiano.

GAMA: A equipe gamense se apresentou dia 12 de dezembro. Os comandados do técnico Reinaldo Gueldini começaram os trabalhos. O clube contratou Kaká (lateral esquerdo), Jorge Miguel (goleiro), Rodrigo Bronzatti (zagueiro), Everton Cezar (volante), Paulinho Fernandes (atacante), Dinei Brito (atacante), Robinho (meia). Retornaram ao clube: Glaybson (volante), Baiano (volante), Jéferson Paulista (meia), Roberto Pitio (atacante), Marcos Baiano (lateral direito), Gordo (meia), além de Juninho. Jonhes Santos será o auxiliar técnico de Reinaldo Gueldini.

LUZIÂNIA: O técnico Ricardo Antonio ficará mais um ano como treinador do azulino goiano. Os reforços que foram anunciados são o atacante Laecio, o meia Renatinho e Almir Dias. Alguns que permaneceram do elenco de 2016 foram o goleiro Dida, Kauê, Perivaldo, Thiago Mariano, entre outros. A apresentação será no dia 3 de janeiro.

PARACATU/MG: O clube mineiro trabalha na montagem do elenco. Já chegaram os laterais Gabriel Cabral e Magal e o meia atacante Anderson Cuiabano. Os goleiros serão Jordan (com passagens pelo futebol mineiro) e Pedro (ex-Gama). Fazem parte também do elenco os atletas Diógenis, Gilson Mundim e Caio Cabecinha. O treinador é Antonio Carlos da Silva, mais conhecido como Buião. O zagueiro Lidio Chacon deixou o clube do interior mineiro.

PARANOÁ: O time da cidade estava envolvido na disputa da Copa Brasília sub-20 e foi eliminado pelo Gama. A expectativa é de que a base desta equipe, complementada por jogadores mais experientes, devam formar o elenco. O time candango estará nas disputas da Copa São Paulo de Juniores de 2017. A estreia será diante do Palmeiras, dia 2 de janeiro, com transmissão da Esportes Brasília.

REAL FUTEBOL CLUBE: O agora clube que substitui ao Dom Pedro já está trabalhando. O treinador do mais jovem time do DF é Gauchinho. Fazem parte do elenco o volante Pedro Ayub, o atacante Giba, os meias Willian e Santos, o zagueiro André, entre outros.

SANTA MARIA: O ex-zagueiro Jairo é o novo comandante do time. O treinador trabalha na montagem do elenco buscando uma boa campanha em 2017. A diretoria do grená candango deve divulgar os reforços nos próximos dias.

SOBRADINHO: O Leão da Serra não bateu o martelo ainda sobre o técnico e elenco. O nome de Marcos Sena está sendo ventilado como possível treinador da equipe. O time pode utilizar jogadores recém-formados e completar o elenco com atletas mais experientes. O clube realizou um “peneirão” no dia 24 de novembro para angariar mais jogadores.

PRIMEIRA RODADA CANDANGÃO 2017:

Ceilândia x Real – 16h – Abadião, dia 4/02
Luziânia x Paranoá – 16h – Serra do Lago, dia 4/02
Brasília x Sobradinho – 11h – Mané Garrincha, dia 5/02
Paracatu x Santa Maria – 16h – Frei Norberto, dia 5/02
Brasiliense x Formosa – 16h – Abadião dia 5/02
Gama x Taguatinga – 16h – Bezerrão, dia 5/02.

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P