Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Três clubes lutam para não cair e três brigam pela ponta do Candangão 2017

Escrito em

O Candangão 2017 está chegando aos momentos decisivos da primeira fase. Serão definidos os oito clubes que passam para a segunda etapa da competição e os dois rebaixados para a segunda divisão de 2018. Mesmo com falta de estádios e concorrência com clubes do Rio de Janeiro, o que acaba mudando a tabela do Candangão, a competição está se desenrolando.

Três jogos atrasados serão disputados neste final de semana. Na parte de cima da tabela, o confronto entre Ceilândia e Gama, no sábado, pode definir o primeiro colocado, pois o Brasiliense tem 21 pontos e somente mais uma partida.

Já na parte de baixo da tabela, a briga está acirrada para fugir do rebaixamento. No domingo, será realizado um jogo de alto risco: o encontro do último colocado, o Atlético Taguatinga, com seis pontos ganhos, e do adversário direto para escapar da degola, o Formosa, que é o décimo colocado, com sete pontos ganhos. Uma Vitória do Formosa rebaixa Taguatinga e Brasília já neste domingo.

Na quarta-feira, acontece o confronto entre Sobradinho e Ceilândia, em horário e local a serem definidos pela FFDF.

A SITUAÇÃO DOS CLUBES ANTES DOS JOGOS DO FIM DE SEMANA:

ATLÉTICO TAGUATINGA: 12º com 6 pontos, uma vitória. Tem ainda dois jogos: Formosa em casa e Brasília fora. Pode chegar a 12 pontos. Vencendo o Formosa domingo, estaria definindo diante do Brasília na última rodada a situação de rebaixamento. Caso o Taguatinga perca para o Formosa, então Taguatinga e Brasília serão rebaixados neste domingo.

BRASÍLIA: 11º com 6 pontos ganhos e duas vitórias. Saldo negativo de 12 gols. Está na pior situacão, pois tem somente mais um jogo diante do Taguatinga. Caso o Formosa vença o Taguatinga neste domingo, o Brasília e Taguatinga estarão rebaixados.

FORMOSA: 10º com 7 pontos, duas vitórias e saldo de -5 gols. Tem mais dois jogos por disputar: Taguatinga fora e Paracatu fora. Pode chegar a 13 pontos ganhos. Caso vença o Taguatinga domingo estará rebaixando Taguatinga e Formosa antecipadamente. Empatando ou perdendo levará a definição dos rebaixados para a última rodada da primeira fase. O Formosa perdendo para o Taguatinga, a definição dos rebaixados ficará para a última rodada.

A DEFINIÇÃO DOS OITO CLASSIFICADOS PARA A PRÓXIMA FASE

Já classificados, Brasiliense, Gama e Ceilândia lutam pelo primeiro lugar na primeira fase, pois terão vantagens nos confrontos seguintes.

O Brasiliense tem somente mais um jogo (Luziânia fora) e pode chegar a 24 pontos. O Gama tem mais duas partidas (Ceilândia fora e Real em casa) e pode chegar a 26 pontos. Já o Ceilândia tem 19 pontos e mais três jogos (Gama e Paranoá em casa e Sobradinho fora), podendo atingir 28 pontos ganhos.

O Paracatu, com 14 pontos, quatro vitórias e saldo de um gol, está na próxima fase. O Sobradinho, que tem 14 pontos e três vitórias, precisa de um ponto para não depender de ninguém ou um tropeço do Paranoá.

As outras três vagas estão sendo disputadas por Real FC, Luziânia, Santa Maria e Paranoá. O Formosa tem chances matemáticas, mas o foco é fugir do rebaixamento.

Hoje, as quartas de final teriam estes jogos:

Brasiliense x Santa Maria;
Gama x Luziânia;
Ceilândia x Real FC;
Paracatu x Sobradinho.

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P