Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Secretaria do Esporte assume comando dos estádios Rorizão e Augustinho Lima

Escrito em

Os Estádios Rorizão, de Samambaia, e Augustinho Lima, de Sobradinho, começaram 2020 sob novo comando. O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última semana, divulgou que os espaços esportivos, a partir de 2 de janeiro de 2020, passaram a ser geridos pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEL-DF). Anteriormente, ambos estavam sob responsabilidade das respectivas administrações regionais.

Os espaços não se encontram nas melhores condições de uso. Portanto, cuidar da manutenção e da utilização é um dos planos da SEL-DF, como explica o Secretário Executivo, Leandro Cruz. “O objetivo é a gente qualificar esses equipamentos, poder usar recurso da Secretaria do Esporte e ter um melhor nível de conservação e utilização desses espaços”, disse. Vale ressaltar que o Augustinho Lima será um dos estádios do Candangão, que começa a ser disputado no dia 25 de janeiro.

A falta de conservação de espaços esportivos é um problema deixado por governos passados, como explica Cruz. “Os dois estádios estão precisando de cuidados, estão sem laudos, até por isso nós os pegamos. As administrações anteriores não os deixaram em boas condições. Nós temos problemas de conservação dos governos passados em todos equipamentos esportivos, então, estamos com esforço grande de revitalização”, destacou.

A meta é que os estádios se transformem em um grande complexo olímpico, que possa receber eventos esportivos e culturais de médio porte. “O Rorizão vai ser integrado ao Centro Olímpico de Samambaia e lá vamos ter projetos sociais nele também. E o Augustinho Lima a mesma coisa, ele vai ser incorporado, juntamente com o ginásio, ao Centro Olímpico de Sobradinho e tudo virará um grande complexo olímpico e paralímpico de trabalho social do esporte e de formação de rendimento”, explica o Secretário.

Estádio Rorizão, em Samambaia, é alvo de ação do Ministério Público, que proíbe jogos no local até a instalação de um banheiro – Foto: Denio Simões/Agência Brasilia

O Mané Garrincha, que era administrado pela secretaria, agora faz parte do Consórcio Arena Plex. De acordo com Leandro, essa também foi uma das razões que levaram a secretaria a buscar novos espaços públicos. “Para ter um leque maior de opções esportivas na cidade para eventos que não sejam tão grandiosos ao ponto de utilizarem uma gestão privada do Mané Garrincha”, complementa.

Ainda segundo a secretaria, não foram trazidos outros estádios para gestão da SEL-DF porque precisa ser feita uma articulação com o governo e administrações e também por falta de recursos da própria secretaria.

Além do Rorizão, Augustinho Lima e Bezerrão, que estão sob responsabilidade da pasta, a SEL-DF está trabalhando junto às administrações de Ceilândia e Taguatinga para colocar os estádios do Abadião, que recebeu a Copa do Mundo FIFA Sub-17 em 2019, e do Serejão para utilização em eventos locais.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P