Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Retrospecto de candangos pode favorecer Jacaré diante do Vitória

Escrito em

Ceilandia x Brasiliense

Brasiliense e Vitória entram em campo na tarde deste domingo (23), às 15h30, valendo a vaga para as oitavas de final da Série D 2019. Se olharmos pelo retrovisor, Brasília sempre teve bons retrospectos na competição.

Em 2014, o Brasiliense disputava a Série D pela primeira vez após o sofrido rebaixamento do ano anterior, ao perder para o Cuiabá por 2×1 em plena Boca do Jacaré. Aquele 2014 foi o ano da melhor campanha de um time candango na mais baixa divisão do futebol nacional.

O Jacaré teve uma boa campanha na primeira fase, vencendo quatro dos oito jogos que disputou e não perdendo nenhum. Foi líder do grupo A5 e classificado com a sexta melhor campanha da fase inicial do torneio.

Nas oitavas de final – aquela edição não possuía segunda fase, implementada em 2016 e sendo repetida desde então –, o Brasiliense venceu o Remo em pleno Mangueirão por 2×1 com gols de Felipe e Diguinho, pro Jacaré, e Vitor Barreto, pro time Paraense. Na volta, o Brasiliense abriu o placar aos 12 minutos da etapa inicial com belo gol de Claudecir, mas viu o visitante empatar aos 20 com Leandro Cearense. O Jacaré sofreu intensa pressão do Remo, mas segurou o resultado até o final, avançando para as quartas-de-final.

A queda do time amarelo ocorreu nas quartas-de-final. Após perder o jogo de ida em Pelotas por 2×1 e ganhar na Boca do Jacaré pelo mesmo placar, foi desclassificado por 4×3 em disputa de pênaltis onde Baiano, um dos principais jogadores do time, errou o penâlti decisivo e viu o Brasil de Pelotas se classificar com uma batida certeira de Chicão.

Após quatro anos sem disputar uma série nacional, o time do DF voltou à quarta divisão em 2018. Segundo colocado no grupo A10 (três vitórias, dois empates e uma derrota), encarou o Sergipe na segunda fase. Venceu o primeiro confronto por 2×1 no Abadião, estádio que recebeu o Jacaré na falta do Serejão. Os gols do time foram marcados por Aldo e Romarinho, enquanto Wilian Paulista descontou pro Gipão.

Na volta, empatou em 0x0, se classificando para as oitavas de final, onde caiu para o Campinense em intensa disputa de pênaltis.

Últimos anos

Desde 2016, o Distrito Federal sempre teve um representante nas oitavas-de-final. Naquele ano, o Ceilândia passou pela Aparecidense após emptar em 0x0 em Goiás e vencer por 2×1 no DF.

Em 2017, o gato preto bateu o Comercial-MS por 1×0 fora de casa e segurou o placar no Abadião em 1×1. Já em 2018, o Brasiliense passou pelo Remo.

A Esportes Brasília transmite, ao vivo, o confronto entre Brasiliense e Vitória a partir das 15h pelo site www.esportesbrasilia.com.br, pelo canal do Youtube, aplicativos para celulares e na parceria com a Rádio Ativa FM 98,1.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P