Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Para tudo! Justiça Federal ordena suspensão de partidas esportivas no DF

Escrito em

GDF será obrigado a cumprir liminar, suspendendo as atividades liberadas desde o dia 29 de março - Foto: André Borges/Agência Brasília

Atualizada em 30/03/2021 às 22:03

Uma decisão da Justiça Federal, emitida na noite desta terça-feira (30), vai fazer com que as partidas de futebol e outras modalidades sejam suspensas a partir desta quinta-feira (01.04).

Isso porquê a decisão da Juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, do TRF 1ª Região, suspende a liberação de todas as atividades autorizadas pelo Governo do Distrito Federal na última segunda-feira (29). Dentre elas, estão as competições esportivas.

Segundo a magistrada na decisão, um dia após a liberação dos comércios e competições em geral, a taxa de contaminação pela Covid-19 subiu de 0,91 para 0,94. Além disso, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 está em 97%, somando as redes hospitalares pública e particular, e que mais de 400 pessoas estão aguardando por um leito de UTI nos hospitais.

Desta maneira, todas as decisões feitas pelo decreto n.º 41.913, do dia 19 de março, estão suspensas, voltando a valer o que foi instaurado pelo decreto n.º 41.841, de 28 de fevereiro.

As competições só voltarão a ser liberadas caso duas situações estejam sendo cumpridas: se a taxa de ocupação de leitos estiver entre 80% e 85% e se a lista de espera de pacientes esteja menor que cem pessoas.

A liminar, concedida ao Ministério Público da União, deve ser cumprida imediatamente pelo Governo do Distrito Federal. Em entrevista ao portal Metropoles, o governador Ibaneis Rocha garantiu que vai recorrer da decisão.

Clássico confirmado

Como dito pela liminar, a vigência da determinação judicial ocorrerá a partir do dia 1º de abril. Com isso, o clássico entre Gama e Brasiliense, válido pela terceira rodada do Candangão 2021, está confirmado para o estádio Ciro Machado, nesta quarta-feira (31), às 15h30, com transmissão da Esportes Brasília.

Rener Lopes é jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Atua na mídia esportiva desde 2006. Já teve passagens pelas rádios Paranoá FM, Comunidade FM do Gama, Transamérica FM Brasília, Bandeirantes AM Brasília e Ativa FM Brasília. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), duas Copas do Mundo (Brasil 2014 e 2019) e uma Copa América (Brasil 2019).

Continue Reading