Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Oito equipes seguem em busca do título do Candangão 2016

Escrito em

Com o fim da primeira fase do Candangão 2016, oito equipes seguem em busca do campeonato deste ano. Vale lembrar que, de acordo com a mudança feita pela CBF, a capital federal terá direito a duas vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano

Além disso, o campeão e o vice do torneio de 2016 garantem a vaga nas próximas edições da Copa do Brasil, o caminho mais rápido até a Libertadores da América, e da Copa Verde.

Estádio Nacional Mané Garrincha receberá as partidas da final do Candangão 2016 - Foto: Brito Junior/Agência EB

Estádio Nacional Mané Garrincha receberá as partidas da final do Candangão 2016 – Foto: Brito Junior/Agência EB

O Luziânia e o Ceilândia terminaram a primeira fase da competição local invictos. O azulino goiano venceu sete partidas e empatou outras quatro, totalizando 25 pontos e conquistando o título simbólico. Já o gato preto obteve quatro vitórias e sete empates, conquistando 19 pontos e o quarto lugar geral.

Quem também garantiu vaga na próxima fase foram Brasília (5º), Brasiliense (2º), Gama (3º), Paracatu (7º), Santa Maria (6º) e Sobradinho (8º).

As quartas de final acontecerão em jogos de ida e volta no modo de cruzamento olímpico. Desta maneira, as partidas serão entre:

– Luziânia x Sobradinho (A)
– Brasiliense x Paracatu (B)
– Gama x Santa Maria (C)
– Ceilândia x Brasília (D)

Vale lembrar que Brasiliense, Ceilândia, Gama e Luziânia, por terem feito a melhor campanha na primeira fase do Candangão, jogam as partidas de volta em casa. Outra novidade para o Candangão 2016 é a abolição da vantagem do gol fora de casa. Em caso de empate na somatório nas duas partidas, a vaga para as semifinais será disputada em cobranças de pênalti.

Nas semifinais, de acordo com uma resolução conjunta assinada pela Federação de Futebol do Distrito Federal em 02 de fevereiro, o cruzamento olímpico não ocorrerá mais. Desta maneira, o vencedor da partida A enfrenta o vencedor da partida C em dois jogos. Do outro lado, o vencedor da partida B encara o vencedor da partida D, também em duas partidas.

Ainda segundo a resolução, assim como nas quartas de final, não há o chamado gol qualificado. O jogo da volta terá mando de quem tiver a maior pontuação na fase anterior.

A Federação de Futebol do Distrito Federal não divulgou a tabela completa das quartas de final, mas existe a expectativa de que as partidas aconteçam nos dias 09, 10 e 13 de abril.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P