Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Morre torcedor símbolo do Gama

Escrito em

José dos Santos Cavalcante, o palhaço Pirulito, morreu nesta sexta-feira vítima de uma parada cardiorrespiratória - Foto: Thiago S. Araújo/Agência EB

José dos Santos Cavalcante, de 54 anos, conhecido como Palhaço Pirulito, morreu nesta sexta-feira (24). O vendedor de algodão-doce, que chegou na capital federal em 1984 vindo do Rio Grande do Norte, era considerado torcedor-símbolo do Gama, comparecendo a todos os jogos do alviverde candango que aconteciam no Bezerrão.

Segundo nota divulgada pelo Hospital Regional do Gama, Pirulito deu entrada no hospital no último domingo (19), com um pico glicêmico, pressão alta e sinais de que teria sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).

No entanto, sofreu uma parada cardíaca no início desta sexta-feira. Sofreu manobras de reanimação, mas não resistiu e faleceu no local.

Por meio das redes sociais, a Sociedade Esportiva do Gama se manifestou sobre a morte de Pirulito. “Figurinha carimbada nas arquibancadas do Bezerrão, Pirulito se destacou pela sua irreverência e humildade, sempre presente junto ao Maior do DF”, diz o texto.

A Federação de Futebol do DF também prestou uma homenagem. “Hoje nos deixou não apenas um torcedor símbolo do Gama, mas do futebol do DF. A FFDF deseja que Deus o receba em Seus braços e conforte os corações dos entes que o amam!”.

A Administração Regional do Gama afirmou que a cidade amanheceu triste. “Perdemos um dos nossos ícones nesta madrugada, o Palhaço Pirulito. Só temos a agradecer pela alegria contagiante que proporcionou a nossa comunidade!”.

A Esportes Brasília Comunicação presta toda solidariedade à família de José dos Santos e deseja que, na memória de torcedores candangos, fiquem os momentos de alegria e felicidade proporcionadas por Pirulito em todos os cantos por onde passava. E que sempre, na nossa memória, ficará uma frase dita por ele: “José tem aos montes. Palhaço Pirulito só eu”.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P