Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Guia do Candangão: Classificar ou ser rebaixado, conheça o novo Campeonato Brasiliense

Escrito em

Torcedores, se preparem que o Candangão 2021 já vai começar. E esse ano teremos mudanças importantes no regulamento, na fórmula de disputa, equipes que buscam a redenção no campeonato e outras que tentam ser a zebra da vez. A dez dias do início do torneio, a Esportes Brasília traz um guia para você não perder nada.

Nova fórmula de disputa e menos jogos

A mudança mais importante será na corrida dos esquadrões até a glória. A primeira fase com pontos corridos foi deixada para trás e dois grupos foram formados. Serão rodadas, ou seja, apenas jogos de ida, totalizando seis partidas para cada.

Essa segunda fase também sofreu alterações. Serão formados novos grupos, com quatro integrantes em cada, conforme classificação da etapa anterior, que jogam entre si. Os dois melhores de cada grupo, avançam para as semifinais.

Com isso, houve uma diminuição do número de jogos para cada clube. Até o ano passado, o campeão jogava 17. Agora, são 13.

Não há espaço para mais, é classificação ou rebaixamento

Outra alteração que vale a pena ficar de olho é em relação ao número de equipes rebaixadas. Agora, serão quatro, o dobro dos anos anteriores. A ideia é manter dez agremiações na elite do futebol candango.

Portanto, como já é de costume, dos doze times, oito avançaram para às quartas de finais. Ou seja, quem não se classifica, é rebaixado. É promessa de muito mais emoção até o fim.

Dessa maneira, os grupos, conforme sorteio, ficaram assim: 

Grupo AGrupo B
GamaBrasiliense
Real BrasíliaFormosa
TaguatingaCapital
LuziâniaSobradinho
UnaíCeilândia
SamambaiaSanta Maria

Quer saber mais sobre as equipes?

Para você não ficar por fora de tudo o que acontece nas doze equipes que brigarão pelo título, a Esportes Brasília preparou para você um guia especial também das equipes. Saiba como chegam os candidatos a melhor equipes do DF, retrospecto, o que preparam para o campeonato e o status com o que entram no certame. 

Não perca, neste domingo (14), as duas equipes que subiram para a primeira divisão: Santa Maria e Samambaia.

Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).

P