Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Gama vence de virada, mas Paysandu leva o título da Copa Verde

Escrito em

Colaborou Rener Lopes

Três minutos. Foi o que durou a esperança alviverde no estádio Bezerrão, no Gama, na noite desta terça-feira (10). O Paysandu surpreendeu e abriu o placar com Raí. No entanto, Rafael Grampola marcou duas vezes e virou o jogo para o time gamense.

Os donos da casa tiraram a invencibilidade de 25 jogos do Paysandu na temporada, mas não foi o suficiente para levar o caneco de campeão. Como venceu por 2×0 o jogo de ida, o Papão da Curuzu, mesmo com a derrota, sagrou-se vencedor da terceira edição da Copa Verde.

O JOGO
O Gama partiu para o ataque em busca de gols. Logo a um minuto, o Gama finalizou com Rafael Grampola, mas o goleiro Émerson defendeu. Aos três minutos, o Paysandu respondeu e a zaga do Gama mandou para escanteio. Na cobrança, Raí recebe passe de Gualberto pela esquerda e arrisca de longe. A bola quica e engana Pereira, que pula atrasado, morrendo no fundo da rede. Paysandu na frente.

O Gama ficou assustado com o gol repentino do Paysandu e o time paraense foi para o ataque. Aos sete minutos, Hericles avança pela direita e a bola vai para escanteio. Na cobrança, o Gama não aproveitou o lance.

Quatro minutos depois, a torcida do Gama reclamou de pênalti em Rafael Grampola não marcado pelo árbitro Elmo Alves Resende. Em seguida, Héricles cobra falta e levanta na medida para Eduardo cabecear para fora, desperdiçando a chance de empatar o confronto.

O Gama buscava desesperadamente a igualdade no placar. O time começou a ficar nervoso e, aos 27, a situação que era complicada, ficou difícil de vez. Raone comete falta dura em Roniery e é expulso direto pelo árbitro da partida. O alviverde seguiu o jogo com dez em campo.

Aos 39 minutos, Rafael Grampola cobra falta com perigo e a bola bate na rede pelo lado fora, arrancando o “uh” da torcida gamense.

No segundo tempo, o Paysandu partiu para cima, ao contrário do Gama que parecia estar desanimado em campo. O time alviverde candango buscava o ataque de forma desordenada, jogando com um jogador a menos, pois Raoni foi expulso.

O Papão continuava mais perigoso. Tanto que, aos 13, Ricardo Capanema faz falta dura em Héricles e toma o segundo cartão amarelo, deixando o Paysandu também com dez em campo.

Aos 22, o técnico gamense Reinaldo Gueldini faz uma substituição que mudaria a cara da partida, colocando o jovem Ítalo, de 18 anos e que não jogava há quatro meses, no lugar de Lucas Judvan.

De repente o Gama acordou e, seis minutos após a mudança, aos 28, Rafael Grampola recebe cruzamento na medida de Ítalo e, de cabeça, empata o jogo.

A pressão gamense aumenta, junto com o apoio da torcida que encheu as arquibancadas do Bezerrão. Aos 31, Grampola é derrubado na área por Roniery e o árbitro Elmo Resende marca penalidade máxima. Rafael Grampola bate na direita de Emerson, que acerta o canto, mas a bola morre no fundo da rede. Era a virada gamense.

Restando 13 minutos para o fim do jogo, mais os acréscimos, o time candango partiu definitivamente para o ataque. O Paysandu se retrancava na defesa para segurar o resultado, uma vez que o alviverde precisava marcar mais dois gols. Contudo, a pressão gamense não deu certo e, apesar da derrota, o Paysandu sagrou-se campeão da Copa Verde.

Paysandu perde para o Gama por 2x1, mas fatura título - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Paysandu perde para o Gama por 2×1, mas fatura título – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

“O que acabou conosco foi o gol que levamos lá em Belém aos 50 minutos do segundo tempo. Ficamos com somente 19 jogadores para uma decisão tão importante. A gente fica sem opção”, disse o técnico Reinaldo Gueldini.

O Gama volta as atenções para a Copa do Brasil, a única competição que resta a jogar. Neste sábado (14), às 17h, o alviverde recebe o América/RN no estádio Bezerrão, com transmissão da Esportes Brasília.

COPA VERDE – FINAL – JOGO DA VOLTA
GAMA 2-1 PAYSANDU
10.05.2016 – ESTÁDIO BEZERRÃO – GAMA/DF

Público: 9.090 pagantes (15.238 presentes)
Renda: R$ 120.830,00
Cartões amarelos: Émerson, Roniery, Raí, Augusto Recife, Ricardo Capanema, Raphael Luz, Gualberto (Paysandu); Eduardo, Ítalo, Lucas Judvan (Gama)
Cartões vermelhos: Raoni (Gama); Ricardo Capanema (Paysandu)

GAMA
Pereira; Dudu Gago (Adriano), Pedrão, João Paulo e Hériclis; Eduardo (Formiga), Lucas Judvan (Ítalo), Fábio Gama, Michel Pires e Raoni; Rafael Grampola
Técnico: Reinaldo Gueldini

PAYSANDU
Emerson; Roniery, Fernando Lombardi, Gualberto e Lucas; Ricardo Capanema, Augusto Recife, Celsinho e Raí (Rodrigo Andrade); Fabinho Alves (Raphael Luz) (Paulinho) e Leandro Cearense.
Técnico: Dado Cavalcanti

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P