Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Gama vence Brasiliense no Bezerrão e donos da casa se isolam na ponta

Escrito em

A tarde deste domingo (17) foi marcada pelo maior clássico de Brasília. O Gama, líder da competição (pelo saldo de gols), recebeu a equipe do Brasiliense, segunda colocada no campeonato. O jogo mais aguardado, da primeira fase do Candangão acabou com o placar de Gama 1×0 Brasiliense, resultado que colocou o alviverde isolado em primeiro.

A partida, que contou com um ótimo público (aproximadamente 10 mil pessoas compareceram ao estádio), foi disputada e leal. Com estilos diferentes de atacar, o alviverde valorizou na posse da bola e as infiltrações. Já o Jacaré acreditou mais nas bolas alçadas na área.

O primeiro tempo foi marcado por dois momentos, antes e depois do gol da equipe da casa. O Gama aproveitou o apoio da torcida e logo aos três minutos ameaçou a defesa do time de Taguatinga-DF. Nunes recebeu de Gilsinho na ponta esquerda, ajeitou para a perna direita e chutou colocado, mas a bola subiu demais.

Aos 12′, o Brasiliense tentou assustar. Romarinho puxou contra-ataque e achou Almir. O jogador mandou para Reinaldo, que, já dentro da área, conseguiu girar e bater, mas o chute saiu fraco e sem perigo. Com 14 minutos, a resposta do Periquito em um lance plástico. Após escanteio cobrado por Tarta, Gustavo escorou de cabeça e o zagueiro Emerson tentou de bicicleta, mas a bola explodiu na defesa.

E a pressão gamense continuou. Aos 15′, Jefferson Maranhão fez boa jogada pelo lado direito de ataque e lançou para Vitor Xavier. O atacante dominou e mandou para as redes, mas em posição de impedimento.

No principal lance da partida, Vitor Xavier é derrubado na grande área e a arbitragem marca penalidade máxima – Foto: Marco Antônio Tchefy/Agência EB

Com 19 minutos, a melhor jogada da primeira etapa. Vitor Xavier entrou na área depois de passe em profundidade, limpou o goleiro Edmar Sucuri e caiu. O árbitro Rodrigo Raposo marcou a penalidade máxima, sem reclamação do time visitante. Na cobrança, Nunes bateu como manda o manual: goleiro de um lado e bola do outro. Foi o primeiro gol sofrido pelo Brasiliense no campeonato.

Nunes marca o gol da vitória do Gama sobre o Brasiliense, tirando a invencibilidade do arquirrival no Candangão 2019 – Foto: Marco Antônio Tchefy/Agência EB

Após o tento marcado, a equipe alviverde relaxou na partida e viu o Jacaré criar duas chances de empatar o jogo ainda na etapa inicial. Aos 32 e 42 minutos, na primeira oportunidade, Alex Murici bateu falta forte da intermediária e obrigou o arqueiro Rodrigo Calaça a fazer uma defesa complicada. No segundo, depois de escanteio aberto, Almir subiu mais que a zaga alviverde, mas não conseguiu colocar força no arremate, que ficou fácil para o goleiro.

Gama pressionou o Brasiliense durante boa parte do 1º Tempo – Foto: Marco Antônio Tchefy/Agência EB

Na volta do intervalo, o Brasiliense mostrou mais força ofensiva na partida. Aos 11 minutos, o técnico Adelson de Almeida mexeu duplamente e colocou Morais e Gilvan nos lugares de Almir e Reinaldo, respectivamente. Com as mudanças, a equipe ganhou velocidade. Aos 16′, os frutos das substituições. Morais deu passe para Erick Flores. Já na grande área, ele encontrou Gilvan na marca da cal, mas o atacante mandou para cima e desperdiçou boa oportunidade de igualar o marcador.

Aos 21 minutos, Alex Murici pegou o rebote de fora da área. A bola desviou na zaga, assustando o goleiro. Aos 27′, mais Brasiliense no ataque. Romarinho cabeceou no contrapé de Calaça e quase empatou a partida. A pressão continuou até o fim do jogo. Com 41 minutos jogados, Morais bateu escanteio perigoso e o zagueiro Badhuga foi no terceiro andar e cabeceou forte, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Segundo tempo foi dominado pelo Brasiliense, mas a rede não balançou, decretando a vitória do Gama – Foto: Marco Antônio Tchefy/Agência EB

Aos 44′, a mais perigosa chance do Periquito no segundo tempo. Nunes arrancou com a bola e lançou Tarta, que se desvencilhou da marcação e devolveu para Nunes. O atacante, já dentro da área e sozinho, conseguiu mandar por cima da meta defendida por Edmar Sucuri. O Jacaré tentou um “abafa” no fim, mas nada que mudasse o resultado da partida. Fim de jogo: Gama 1×0 Brasiliense.

O autor do gol da partida, Nunes, comemorou a vitória. “Treinei bastante, o grupo me me ajudou e me abraçou. Agora é comemorar essa vitória merecida, em uma partida que fomos quase perfeitos”, afirmou.

A duas rodadas do fim da competição, o Gama sai para enfrentar o Real no estádio Mané Garrincha, às 15h30. No mesmo horário, o Brasiliense recebe o Sobradinho, no Abadião. Os dois jogos acontecerão na próxima quarta (20).

CANDANGÃO 2019 – 9ª RODADA
GAMA 1×0 BRASILIENSE
17/03/2019 – ESTÁDIO BEZERRÃO – GAMA-DF

Público: 9.155 pagantes
Renda: R$ 112.550,00

Árbitro: Rodrigo Raposo
Assistentes 1 e 2: Leila Cruz e Lehi Souza
Quarto árbitro: Gildevan Lacerda

Cartões amarelos: Tarta e Wisman (Gama); Emerson Martins (Brasiliense)

Gol: Nunes aos 19 minutos do primeiro tempo.

GAMA
Rodrigo Calaça; Alex Santos (Lúcio), Gustavo, Emerson, Mário Henrique; Thiago Gaúcho (Wisman), Tarta, Gilsinho (Wagner Balotelli); Jefferson Maranhão, Nunes, Vitor Xavier.
Técnico: Vilson Tadei.

BRASILIENSE
Edmar Sucuri; Alex Murici, Lúcio, Badhuga, Gleissinho; Geovane, Emerson, Almir (Morais); Érick Flores (Maikon Leite), Reinaldo (Gilvan), Romarinho.
Técnico: Adelson de Almeida.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P