Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Festa alviverde! Gama levanta a taça do Candangão 2019

Escrito em

Aos gritos de “o campeão voltou”, o Gama entrou em campo neste sábado (20) para a grande decisão da competição, com a vantagem de dois gols sobre o Brasiliense. Benefício conseguido graças à vitória por 3×1 no jogo de ida da final. Com a vantagem no placar, o Alviverde jogou com inteligência e deixou o jacaré tomar as atitudes da partida. Os campeões chegaram a abrir dois gols de diferença, mas viram a equipe de Taguatinga chegar ao empate, o que deixou o fim de partida com momentos de tensão no Mané Garrincha.

As propostas eram claras, enquanto o Brasiliense tentava propor o jogo, o Gama explorava os contra-ataques. As ações do Jacaré se concentravam pelo lado direito. E foi por lá as duas boas primeiras chegadas do clube. Primeiro aos 11 minutos, em cabeçada de Michel Platini após cruzamento de Alex Murici e depois aos 17′, em chute longo do lateral direito. Mas quem marcou primeiro foi o Alviverde. O volante Tarta recebeu no meio e arriscou de longe, no canto, sem chances para Edmar Sucuri, abrindo o placar para o Gama.

Depois do gol, o time do Brasiliense começou a ficar nervoso, com muitas faltas duras e erros de passe na transição entre a defesa e o ataque. Em uma das infrações, Dudu deu carrinho criminoso, por trás, em Jeferson Maranhão. Jogada que no geral é aplicado cartão vermelho. O árbitro Sávio Sampaio aplicou apenas o amarelo.

Aos 27 minutos, o técnico Ricardo Antônio fez sua primeira substituição, saiu o volante Dudu e entrou o experiente Reinaldo. Ele viu a alteração render frutos logo. Dois minutos após a entrada, aos 29, o atacante bateu falta no canto do goleiro com perigo e quase empatou. Aos 31′, um milagre no Mané Garrincha. Depois de bola cruzada, Reinaldo livre na pequena área chutou para defesa espetacular de Rodrigo Calaça, em dois tempos.

O domínio da partida permaneceu com o Brasiliense durante todo o primeiro tempo. O gama só voltou a assustar aos 35 minutos. Após cruzamento da direita, Nunes tentou de letra, mas mandou pra fora. O time de Taguatinga ainda tentou um abafa nos minutos finais da primeira etapa, mas sem sucesso. A primeira metade acabou com vantagem gamense.

O segundo tempo começou com um momento curioso. O árbitro paralisou a partida, aos oito minutos, para que ligassem os refletores do estádio. Refletores ligados, diferente da defesa do jacaré, que viu Mário Henrique passar livre pela esquerda e acertar passe entre as pernas do marcador, para Gilsinho. O camisa 10 dominou, ajeitou o corpo, bateu forte e rasteiro para ampliar o placar.

Não deu nem tempo da torcida verde comemorar. No minuto seguinte, a reação amarela. Michel Platini recebeu cruzamento da direita e, sozinho, só teve o trabalho de empurrar para as redes. Colocando o jacaré de volta na partida. Aos 15’, contra-ataque do Gama, Gilsinho encontra Jeferson Maranhão livre na ponta direita. Ele aplica belo drible em Romano, entra livre na área, mas bate em cima do goleiro.

Aos 18 minutos, Maikon Leite recebeu no meio e bateu forte, mas bola foi a esquerda do gol defendido por Rodrigo Calaça. Pressão do Brasiliense, aos 21′, em novo cruzamento da direita, Reinaldo cabeceou no travessão e no rebote, Morais não alcançou a bola. O abafa deu resultado aos 31 minutos. Após três cruzamentos seguidos para a área do periquito, Maikon Leite recebeu livre e bateu cruzado para empatar a partida.

O desfecho tomou um ar de dramaticidade. O Brasiliense era todo ataque, enquanto o Gama se defendia, abdicou até dos contra golpes. O final do jogo passou a ser limitado em bolas alçadas na área alviverde. A torcida gamense, em maior número, vibrava a cada bola afastada. E foi assim até o apito final. Empate nas quatro linhas e festa do Gama. Fim de jogo: Gama 2×2 Brasiliense.

Com o resultado o Gama se sagrou campeão do Candangão 2019, algo que não acontecia desde 2015. Além da taça, os vencedores garantiram vaga nas competições da Série D e Copa do Brasil de 2020, assim como o segundo colocado. Para a equipe alviverde o ano de competições se encerra hoje, já que o time não participará de mais nenhum campeonato oficial. Para o Brasiliense, é apenas o começo, o time ainda disputará a quarta divisão do Campeonato Brasileiro de 2019.

Confira, antes da ficha técnica, imagens do duelo e da festa no Mané Garrincha. Fotos: Thiago S. Araújo/Agência EB

GAMA 2X2 BRASILIENSE

CAMPEONATO CANDANGO – FINAL – VOLTA

ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA

Árbitro: Sávio Sampaio

Asssitente 1: Lucas Guerra

Assitente 2: Lucas Modesto

Quarto árbitro: Gildevan Lacerda

Público: 14.736

Renda: R$ 254.116,00

Gols: Tarta aos 19 minutos do primeiro tempo e Gilsinho aos 10′ do segundo tempo (Gama); Michel Platini aos 11 minutos e Maikon Leite aos 31′ do segundo tempo (Brasiliense).

Cartões Amarelos: Gustavo, Emerson, Mário Henrique, Tarta, Nunes e Gilsinho (Gama); Dudu, Romano, Aldo e Erick Flores (Brasiliense).

Cartões Vermelhos: Não houve.

Gama: Rodrigo Calaça, Felipe Tavares, Gustavo, Emerson, Mário Henrique (Gleidson); Wagner Balotelli, Tarta, Gilsinho (Tiago Gaúcho); Vitor Xavier (Wisman), Jefferson Maranhão, Nunes.

Técnico: Vilson Tadei.

Brasiliense: Edmar Sucuri; Alex Murici, Lucio, Badiuga, Romano; Dudu (Reinaldo), Aldo (Romarinho), Morais; Maikon Leite, Michel Platini, Erick Flores (Peninha).

Técnico: Ricardo Antônio.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P