Siga Nossas Redes Sociais

Copa América 2021

Pelo grupo do Brasil, Colômbia vence Equador na estreia na Copa América

Escrito em

Na segunda partida da Copa América 2021 no Brasil, a Colômbia venceu o Equador na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Com um belo gol de Cardona, aos 41 minutos do primeiro tempo, os colombianos conseguiram a vitória. Vale lembrar que a última partida entre as duas equipes, pelas eliminatórias sul-americanas em 17 de novembro de 2020, terminou com goleada equatoriana, 6×1.

Na segunda rodada do Grupo B, a ser realizada na quinta-feira (17), a Colômbia enfrenta a Venezuela, às 18 horas, no Olímpico, em Goiânia. Já o Equador, folga na rodada e só volta a jogar no próximo domingo, 20.

Curiosidades

Alguns rostos conhecidos pelos torcedores brasileiros estavam em campo. Pela Colômbia, Borja e Mina, que passaram pelo Palmeiras, mataram a saudade do Brasil, assim como Cuéllar, ex-Flamengo, que entrou no segundo tempo. A seleção treinada por Reinaldo Rueda chegou com uma pôlemica até a competição, pois James Rodriguez, um dos destaques do país, ficou de fora da relação para o campeonato por problemas físicos.

Nas eliminatórias, os colombianos ocupam a quinta colocação, o que o levaria para a repescagem para tentar disputar a próxima Copa do Mundo. A única vez que os colombianos venceram uma Copa América foi em 2001, no próprio país.

Já na seleção equatoriana, o Arboleda, jogador do São Paulo, era uns dos mais lembrados pelos torcedores brasileiros. Na competição classificatória para a Copa do Mundo, a seleção de Alfaro está em terceiro, atrás apenas de Brasil e Argentina. O Equador busca pela primeira vez na história vencer uma Copa América.

Reinaldo Rueda, atual técnico da seleção colombiana, já treinou a seleção equatoriana, inclusive durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

Gol do “menos pior” no fim

A partida começou bem movimentada com as duas seleções tentando manter a posse de bola para criar suas chances. A primeira chegada perigosa na Arena Pantanal foi um chute do atacante Estrada, aos 4 minutos da primeira etapa. Já aos 6 minutos, Ospina e Valencia se chocaram em uma boa chegada da equipe de Gustavo Alfaro, porém sem sucesso.

A marcação pressão da seleção equatoriana complicou bastante o andamento do jogo no primeiro tempo para os colombianos. Só aos 13 minutos, a Colômbia conseguiu chegar na área, com Cuadrado batendo falta, mas Ortiz segurou tranquilamente. 

Disputas físicas foram recorrentes, o que fez a partida paralisar algumas vezes, como quando Preciado e Cardona foram protagonistas de um choque de cabeça aos 21 minutos. Um ataque promissor só foi reaparecer aos 38 minutos, quando Mina disputou bola aérea contra Arboleda, mas a bola foi para fora.

O gol finalmente saiu aos 41 minutos, quando Cardona finalizou depois de uma jogada ensaiada após bola parada. O bandeirinha chegou a marcar impedimento, mas, após verificação de duas posições no VAR, o gol foi confirmado.

Cenário igual na segunda etapa

Rueda, no fim da primeira etapa, teve que fazer sua primeira troca após Moreno pedir para sair e dar lugar a Tesillo, que era previsto para ser titular na estreia na competição pela imprensa colombiana. Mais uma vez, o Equador começou melhor e, aos 7 minutos, Estupiñan bateu falta forte pela direita, para boa defesa de Ospina. O contra-golpe de Borja, aos 9 minutos, levou perigo, porém o chute forte não teve a direção do gol de Ortiz. 

A partir desse lance, o Equador começou a tomar conta do campo de defesa da Colômbia, porém não conseguia levar muito perigo ao goleiro colombiano. Só aos 26 minutos, Estupiñan chegou pela esquerda e bateu forte no canto do gol para mais uma defesa do guarda-redes adversário.

Já aos 34 minutos, Enner Valencia teve ótima chance pelo lado esquerdo em bola parada, porém bateu forte para cima e ela não incomodou Ospina. E após um segundo tempo muito disputado fisicamente, assim como o primeiro, a Colômbia manteve o placar e ficou com a vitória na estreia pelo Grupo B.

Ficha Técnica
Copa América – Fase de grupos – Primeiro Jogo
Colômbia 1 X 0 Equador
13/06/2021 – Arena Pantanal – Cuiabá-MT

Arbitragem: Nestor Pitana (ARG).
Assistente 1: Ezequiel Brailovsky (ARG)
Assistente 2: Gabriel Chade (ARG).
4º Árbitro: Jesús Hill Manzano (ARG).
VAR: Mauro Vigliano (ARG).

Cartões Amarelos: Borré, Muñoz e Uribe (Colômbia); Valencia (Equador).

Gol: 41’ Cardona (1º Tempo).

Colômbia
Ospina, Muñoz, Mina, Murillo (Davinson Sánchez) e Yairo Moreno (Tesillo); Barrios, Uribe (Sebastián Pérez), Cuadrado, Cardona (Cuéllar), Borré e Borja (Zapata).
Treinador: Reinaldo Rueda.

Equador
Ortiz, Ângelo Preciado, Arboleda, Hincapié e Estupiñan; Jhegson Méndez, Moisés Caicedo (Damián Díaz), Plata (Ayrton Preciado), Fidel Martínez (Mena), Valencia e Estrada (Jordy Caicedo).
Treinador: Gustavo Alfaro.

Continue Reading
P