O técnico Tite convocou os 23 jogadores que vão representar a seleção brasileira na Copa América na manhã desta sexta-feira (17), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A lista será válida para os dois amistosos, contra Catar e Honduras, e também para a competição continental. No entanto, a lista final será enviada no dia 30 de maio.

“Essa foi a lista mais difícil que tive pra fechar. Não dormi, nem minha esposa conseguiu ajudar (risos). Mas essa lista tem alguns objetivos: oportunidade de colocarmos atletas jovens, com outros que já participaram. Essas concorrências devem acontecer e foram incentivadas para elevar o nível da seleção. Mas, escolhe dois volantes entre Casemiro, Fernandinho e Fabinho pra você ver… é duro”, disse Tite.

Na lista atual, 14 jogadores estiveram representando o Brasil na Copa do Mundo da Rússia, disputada em 2018. O treinador falou sobre a situação. “Dois atletas foram convocados em cima das leões de Pedro Geromel e Vinicius Junior. Você tem que ter alegria, solidez, pois se não tiver isso, os adversários vão nos olhar e gerar falta de confiança, traduzindo tudo em resultado”, explicou Tite.

Tite convocou os 23 para a Copa América. Lista também será válida para amistosos em Brasília e Porto Alegre – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tite foi questionado sobre a braçadeira de capitão da seleção ficar com o camisa 10 do PSG. No entanto, o técnico brasileiro garantiu que irá conversar com Neymar sobre o que ele fez na França. “Gostaria que as pessoas fizessem isso comigo. Fale comigo, fale ao vivo, as situações que elas devem acontecer. Vou falar com ele antes. Depois, falo com vocês”, afirmou.

A pedido da seleção brasileira, os dois amistosos terão a participação do árbitro de vídeo, o conhecido VAR. O jogo entre Brasil e Catar, acontece no dia 05 de junho, no estádio Nacional Mané Garrincha. Já o jogo contra Honduras será no dia 09, no estádio Arena do Grêmio.

Confira a lista dos convocados:

Goleiros
Alisson – Liverpool (ING)
Cassio – Corinthians
Ederson – Manchester City (ING)

Defensores:
Alexsandro – Juventus (ITA)
Dani Alves – PSG (FRA)
Eder Militão – Porto (POR)
Fagner – Corinthians
Felipe Luis – Atlético de Madrid (ESP)
Marquinhos – PSG (FRA)
Miranda – Inter (ITA)
Thiago Silva – PSG (FRA)

Meias:
Alan – Napoli (ITA)
Arthur = Barcelona (ESP)
Casemiro – Real Madrid (ESP)
Fernandinho – Manchester City (ING)
Lucas Paquetá – Milan (ITA)
Philipe Coutinho – Barcelona (ESP)

Atacantes
David Neres – Ajax (HOL)
Everton – Grêmio
Roberto Firmino – Liverpool (ING)
Gabriel Jesus – Manchester City (ING)
Neymar – PSG (FRA)
Richarlison – Ewerton (ING)