Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Conselho Arbitral define parâmetros finais para o Candangão 2018

Escrito em

Com informações do Blogama

O Futebol City, evento de futebol itinerante no país, recebeu nesta segunda-feira (16) um encontro com dirigentes de times profissionais do DF. Foram os presidentes e representantes das equipes que vão disputar o Candangão 2018 que participaram da segunda reunião do Conselho Arbitral, que definiu diretrizes e parâmetros da competição.

A fórmula de disputa da próxima edição do Campeonato Brasiliense será a mesma adotada nos últimos anos. As 12 equipes vão jogar entre si na primeira fase. As oito primeiras seguem nas quartas de final. As duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série B 2019.

Nas quartas de final e semifinais, não haverá disputa de penalidades máximas em caso de empate na somatória dos resultados. Neste caso, avança à próxima fase quem fez a melhor campanha na primeira fase. Os pênaltis somente poderão acontecer caso haja empate na somatória dos resultados na grande final.

No entanto, uma das divergências foi feita pelo representante do Periquito. Weber Magalhães, presidente do Gama, sugeriu que cada equipe campeã e vice escolhesse em qual competição nacional atuaria: se na Copa Verde ou na Copa do Brasil. Já o presidente do Real, Luis Felipe Belmonte, pediu que fosse mantido o entendimento do primeiro arbitral, onde o campeão e o vice candangos jogariam a Copa do Brasil e o terceiro e quarto colocados disputariam a Copa Verde, proposta que foi mantida após votação.

Reunião aconteceu no Futebol City e definiu normas para a próxima edição do Candangão - Foto: Divulgação/FFDF

Reunião aconteceu no Futebol City e definiu normas para a próxima edição do Candangão – Foto: Divulgação/FFDF

Final mantida no Mané
Assim como nas últimas edições, as duas partidas finais do Candangão 2018 acontecerão, obrigatoriamente, no estádio Nacional Mané Garrincha, nos dias 31 de março e 07 de abril. No entanto, o mando das partidas será definido por sorteio, pois pertencem à FFDF.

As datas das partidas poderão ser alteradas em até cinco dias do momento de realização, diferente do que manda o Estatuto do Torcedor, vigente atualmente, que pede dez dias de prazo para alteração de horário e local.

Ingressos
Os ingressos para as partidas poderão custar entre R$ 1 e R$ 50. Não poderá haver diferença no preço dos bilhetes para mandantes e visitantes. A arbitragem e as ambulâncias serão bancadas pela Federação de Futebol do Distrito Federal

Fica onde está
Os atletas poderão ser registrados no Boletim Informativo Diário Eletrônico (Bid-E) da CBF até o último dia útil antes da 11ª rodada da primeira fase para que possam atuar no campeonato.

Para a próxima edição do Candangão, haverá uma novidade. Os atletas, uma vez registrados no Bid-E, não poderão mudar de time durante a competição.

Confira os jogos da primeira rodada do Candangão 2018, marcada para o dia 20 de janeiro:

Brasiliense x Real – Mané Garrincha
Gama x Bolamense – Bezerrão
Santa Maria x Luziânia – Bezerrão
Ceilândia x Paranoá – Abadião
Sobradinho x Formosa – Augustinho Lima
Paracatu x Samambaia – Frei Norberto

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P